O Santos é o novo líder do Campeonato Paulista, pelo menos de forma provisória. Neste sábado (12), a equipe derrotou o Guarani por 2 a 1, na Vila Belmiro, e alcançou os 24 pontos, ultrapassando São Paulo e Ponte Preta - ambos com 23 -, que ainda atuam na rodada. Já o time campineiro segue na zona de rebaixamento, com nove pontos, na 18.ª colocação.
Se não foi brilhante, o Santos contou com bons momentos de Neymar, que voltava ao time após cumprir suspensão na última partida, e Montillo para chegar à vitória. A equipe foi encurralada pelo Guarani depois que sofreu o gol, mas suportou bem a pressão e não impediu que o adversário empatasse. Montillo foi o autor do primeiro gol e André, após ótima jogada de Neymar, fez o segundo. Tiago Pagnussat descontou para o Guarani.
A próxima partida santista pelo Paulista acontecerá na quinta-feira, diante do Mirassol, às 21 horas, novamente na Vila Belmiro. No mesmo dia, mas às 19h30, o Guarani enfrenta o Paulista no Brinco de Ouro.
O jogo
Em uma tarde onde Neymar teve um bom desempenho, em um rápido contra-ataque o Santos chegou ao primeiro gol aos 34 minutos. O camisa 1 1 ganhou a dividida na zaga e Edu Dracena tocou de cabeça para Arouca. O volante dominou e rapidamente tocou para Montillo, que pedalou para cima da zaga, cortou para a esquerda e bateu cruzado, marcando um belo gol.
Logo na volta do intervalo, o Santos aumentou, aos três minutos, após linda jogada de Neymar. O atacante aproveitou cochilo de Ademir Sopa, roubou no meio de campo e arrancou. Ele passou por Douglas, por Tiago Pagnussat e cruzou. André, em cima da linha, só teve o trabalho de tocar para o gol.
O Guarani levava pouco perigo para o gol santista, mas conseguiu diminuir em um lance isolado. Aos 13 minutos, Ronaldo Mendes bateu escanteio pela esquerda e o zagueiro Tiago Pagnussat subiu mais alto que a defesa para escorar de cabeça. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar.
O gol mudou completamente o panorama do jogo. O Guarani cresceu e passou a comandar as ações, principalmente com jogadas pelos lados do campo. Ronaldo Mendes chegou a chutar rente a trave, mas no final o Santos garantiu a liderança provisória.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 1 GUARANI
SANTOS - Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Emerson; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e André (Giva). Técnico: Muricy Ramalho.
GUARANI - Renan; Boiadeiro, Tiago Pagnussat, Tiago e Diogo; Ademir Sopa (Coutinho), Mika, Dener (Cadu) e Thiago Gentil; Wilson (Juan Cominges) e Ronaldo Mendes. Técnico: Branco.
GOLS - Montillo, aos 34 minutos do primeiro tempo. André, aos três, e Tiago Pagnussat, aos 13 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Rodrigo Guarizo do Amaral (SP).
Deixe sua opinião