O São Paulo não teve problemas para conter o Goiás, nesta quarta-feira (23), e garantir a sua vaga na semifinal da Copa do Brasil. O time do técnico Emerson Leão chegou a sair atrás no placar, mas se recuperou e selou a tranquila classificação com um empate por 2 a 2, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.
O time paulista podia até perder por um gol de diferença por causa da vitória por 2 a 0, no jogo de ida, no Morumbi. O novo triunfo deverá melhorar o clima na equipe e dar novo fôlego a Leão, que precisou rebater rumores sobre um eventual risco de demissão, até mesmo em caso de vitória, nesta semana.
O próximo adversário do São Paulo será o Coritiba, que despachou o Vitória ao golear por 4 a 1, nesta quarta, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Os dois times haviam empatado sem gols na partida de ida, em Salvador.
O jogo
Em desvantagem no confronto, o Goiás começou melhor e com mais pressa. De tão ansioso, cometia mais erros e desperdiçava boas chances de gol. O time goiano até conseguia articular no meio de campo, mas falhava no último passe ou na finalização.
Ricardo Goulart protagonizou os melhores lances da equipe na primeira etapa. Aos 19 minutos, ele recebeu na entrada da área, dominou com categoria e bateu de primeira, para fora. Na sequência, aproveitou rápido cruzamento da direita, mas mandou para fora ao se antecipar à zaga. Aos 27, Thiago Humberto demorou para finalizar na marca do pênalti e desperdiçou outra incrível oportunidade dos goianos.
O São Paulo, que entrou em campo no esquema 3-5-2, não ficava por baixo e também ameaçava o gol de Harlei. Logo aos 2 minutos, Luis Fabiano arrancou pelo meio e deu grande passe para Lucas, que bateu firme, mas parou na zaga. Aos 21, Cortez recebeu sem marcação dentro da área e finalizou com perigo. Rafael Tolói impediu o gol ao tirar a bola em cima da linha.
O jogo era tão movimentado que os gols saíram em um intervalo de apenas 1 minuto. Aos 28, Ricardo Goulart recebeu assistência de Iarley pela esquerda dentro da área e bateu firme no canto: 1 a 0. Com uma resposta imediata, o São Paulo buscou o empate aos 29, com Jadson. Ele recebeu passe de Lucas e fez bonito gol ao finalizar da entrada da área.
A partida seguiu equilibrada na segunda etapa, mas com uma pequena inversão no roteiro. Desta vez, foi o São Paulo quem marcou primeiro. Aos 16 minutos, Cortez recebeu livre de Luis Fabiano na esquerda e bateu na saída de Harlei. Foi o primeiro gol do lateral-esquerdo com a camisa do São Paulo.
Antes, o time visitante já havia levado perigo com Cícero, em cobrança de falta, aos 6. Cinco minutos depois, Rhodolfo subiu de cabeça e mandou para as redes, após cobrança de escanteio. O árbitro, porém, anulou o lance de forma duvidosa.
Sem desanimar, o Goiás também balançou as redes na segunda etapa Egídio bateu falta com categoria e contou com desvio da barreira para enganar o goleiro Denis e empatar o duelo, aos 36 minutos. O gol, contudo, não ameaçou a classificação são-paulina
FICHA TÉCNICA:
GOIÁS 2 x 2 SÃO PAULO
GOIÁS - Harlei; Peter (Vitor), Rafael Tolói, Ernando e Egídio; Marcos Paulo, Thiago Mendes, Ramon, Thiago Humberto (Eduardo Sasha); Ricardo Goulart (Netinho) e Iarley. Técnico: Enderson Moreira.
SÃO PAULO - Denis; Rhodolfo (João Filipe), Bruno Uvini e Edson Silva; Douglas (Rodrigo Caio), Casemiro, Cícero, Jadson (Maicon) e Cortez; Lucas e Luis Fabiano. Técnico: Emerson Leão.
GOLS - Ricardo Goulart, aos 28, e Jadson, aos 29 minutos do primeiro tempo; Cortez, aos 16, e Egídio, aos 36 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Thiago Mendes e Ricardo Goulart (Goiás); Douglas (São Paulo).
ÁRBITRO - Fabrício Neves Correia (RS).
RENDA - R$ 567.980,00.
PÚBLICO - 22.232 pagantes.
LOCAL - Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Quebra de sigilo de relatório da PF coloca Bolsonaro à beira do abismo; acompanhe o Sem Rodeios
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE