O meia Clarence Seedorf confirmou oficialmente nesta terça-feira que está deixando o Botafogo para assumir o comando do Milan como técnico, assim como está se aposentando como jogador profissional. O veterano jogador holandês, de 37 anos, irá ocupar o lugar Massimiliano Allegri, demitido do cargo na última segunda-feira, após a derrota por 4 a 3 pelo Sassuolo, pelo Campeonato Italiano.
"Vou parar de jogar futebol depois de 22 anos. Foi uma noite difícil, mas estou satisfeito com o que fiz na minha carreira, com o que fiz com o Botafogo", afirmou Seedorf, por meio de um pronunciamento, no qual exaltou os feitos obtidos na temporada passada.
"O mais importante foi voltar a [fazer o time] sonhar, voltar a entrar na Libertadores, que não joga há 17 anos, a minha felicidade de poder ter deixado em campo também um resultado importante", ressaltou o astro.
Ele admitiu que seguiria no Botafogo se o técnico Massimiliano Allegri não tivesse sido demitido na última segunda-feira, mas lembrou da sua relação antiga com o time de Milão.
"É o lugar em que fiquei 10 anos da minha vida, o relacionamento com o presidente (Silvio Berlusconi) é muito forte. Quando ele me pediu, não poderia falar que não", enfatizou, lembrando da ligação que recebeu do dirigente italiano.
O craque também assegurou que estava preparado para tomar este tipo de decisão. "Estou feliz e satisfeito, não tenho arrependimento. Posso me aposentar tranquilo. Poderia jogar muito mais, treinar mais. Ver a garotada treinando me motivava. O Brasil que me abraçou, não vou esquecer nunca mais, acho que dei algo importante, que fiz isso e por isso estou tranquilo para fechar [se aposentar]", completou,
Carreira
Com a decisão de virar técnico do Milan, Seedorf também encerra uma carreira extremamente vitoriosa como jogador de futebol. Ele foi campeão por onde passou. Somente na Liga dos Campeões da Europa, foram quatro títulos: um pelo Ajax (1995), outro pelo Real Madrid (1998) e dois pelo Milan (2003 e 2007). Também venceu o campeonato nacional por essas três equipes, na Holanda, na Espanha e na Itália.
Até mesmo no Botafogo, onde ficou apenas um ano, Seedorf conseguiu ser campeão, ao liderar o time na conquista do Campeonato Carioca de 2013. Além disso, o clube garantiu a vaga na Copa Libertadores, ao terminar o Brasileirão em quarto lugar. Ao longo da carreira, o craque holandês ainda teve passagens rápidas pela Sampdoria e pela Inter de Milão, ambos na Itália, onde não teve o mesmo sucesso.
Pela seleção, Seedorf não conquistou títulos, mas foi um dos destaques do grupo por muitos anos. Nascido no Suriname, uma antiga colônia holandesa, ele defendeu a Holanda entre 1994 e 2008, com um total de 87 jogos e 11 gols marcados.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
Deixe sua opinião