Até hoje o sonho de muitos meninos de mudar de vida e assegurar o futuro da família passa por ser jogador de futebol. Um caminho para atingir o objetivo é entrar nas categorias de base de grandes equipes, algo que não é fácil e exige muita dedicação dos candidatos.
Para facilitar, a Gazeta do Povo foi atrás de Coritiba, Atlético e Paraná. Veja abaixo como é possível entrar na base destas três equipes.
Coritiba
No Coxa há observadores técnicos e avaliações regulares em busca de novos talentos, incluindo nas escolas franqueadas. Os critérios são pré-estabelecidos, independentemente das indicações.
No seu site oficial, o Coritiba afirma que qualquer instituição que quiser que seus atletas sejam avaliados, pode entrar em contato através do e-mail luis.alexandre@coritiba.com.br ou pelo telefone: (41) 3218-1909 ramal 256.
Para participar da seleção diretamente no CT alviverde, é preciso fazer um agendamento, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, através dos telefones: (41) 3666-5936/3666-6262. Em turmas de no máximo 40 jogadores da mesma categoria, os futuros atletas são avaliados durante uma semana, ao custo de R$ 80,00. Se aprovados, os jovens ficam mais uma semana com o grupo principal para depois receberem o aval definitivo.
“Este material tem muita importância, pois acontece de aventureiros utilizarem o nome do clube sem autorização. É importante o alerta: sempre que houver uma situação a qual o nome de um grande clube esteja relacionado, sugerimos sempre conferir a validade”, diz o texto enviado pela assessoria do Coritiba.
Paraná
O Paraná informou que não possui olheiros e que todo processo para entrar na base paranista é canalizado pelas avaliações no clube ou em escolinhas conveniadas envolvendo jogadores do sub-10 ao sub-19. “Estes são os melhores caminhos para se buscar uma vaga nas equipes de base do Tricolor”, garante o clube.
No caso das escolinhas, há 15 conveniadas e a mensalidade é estabelecida por cada franqueado. Nas datas de avaliações cada escola encaminha dois jogadores de destaque para serem observados.
Em seu site oficial, o Tricolor reafirma que as avaliações são feitas apenas na Vila Olímpica do Boqueirão. Há inclusive as datas até novembro, ocorrendo em setembro, por exemplo, nos dias 12, 14, 26 e 28, dependendo da categoria pretendida.
Os atletas aprovados nesta fase inicial de avaliação são encaminhados para treinamentos com o grupo correspondente. É necessário levar alguns documentos, como xerox do RG, atestado de aptidão física e uma foto 3 x 4. Maiores informações podem ser conseguidas pelo telefone (41) 3039-9406.
Atlético
Ao ser procurado, o Furacão informou que não iria responder aos questionamentos sobre como entrar nas categorias de base do clube. No seu site oficial, há o endereço e o contato de 124 escolas credenciadas pelo Rubro-Negro.
“Sabendo que grande parte dos alunos tem o sonho de se tornarem jogadores profissionais, aqueles com condições para tentar seguir seu sonho terão a oportunidade de serem avaliados pela captação de atletas do CAP nos centros de treinamentos parceiros”, diz o texto no site atleticano.
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião