Nesta terça-feira (22), foram definidos os confrontos da primeira e da segunda fases da Libertadores de 2016. O sorteio aconteceu no Paraguai, na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
Entre os times brasileiros, os que parecem ter tido pior sorte foram Grêmio e Palmeiras. Classificados direto para a segunda fase pela terceira colocação no Brasileiro e o título da Copa do Brasil, enfrentarão equipes mais tradicionais e em tese mais fortes. Mais conhecida como fase de grupos, a etapa de classificação terá início em 17 de fevereiro.
A equipe gaúcha terá como adversários o vice-campeão argentino San Lorenzo (campeão da Libertadores de 2014 sob a batuta de Edgardo Bauza, recém-contratado como treinador do São Paulo), a vice-campeã equatoriana LDU (campeã em 2008) e o mexicano Toluca, que será seu adversário no primeiro jogo.
Já o Palmeiras, de volta à Libertadores após três anos, terá à sua frente um grande campeão da competição e dois recorrentes participantes. O Nacional, do Uruguai, tricampeão da competição (1971, 1980 e 1988), será um de seus adversários na segunda fase, bem como o Rosario Central, atual vice-campeão argentino. O time paulista fará sua estreia contra o vencedor do confronto entre Universidad de Chile, semifinalista em quatro edições, e River Plate (URU), que faz sua estreia na Libertadores.
Por ter ficado na quarta colocação do Brasileiro nesta temporada, o São Paulo será o único time brasileiro a disputar a primeira fase da principal competição de clubes das Américas. Nesta etapa eliminatória, seu adversário será o pouco conhecido Cesar Vallejo, do Peru, que conseguiu sua vaga à Libertadores por terminar o Campeonato Peruano na terceira colocação. O jogo de volta do confronto será disputado no Morumbi, em São Paulo, na segunda semana de fevereiro. A partida de ida deverá acontecer no dia 3, no Peru.
Os grupos das demais equipes brasileiras foram equilibrados, mesclando equipes tradicionais na competição e outras com participações irregulares e mais recentes.
Nos casos de Atlético-MG e Corinthians, cabeças de chave da competição, eles enfrentarão respectivamente o Colo Colo, do Chile (campeão em 1991), e o Cerro Porteño, do Paraguai (semifinalista em seis ocasiões).
No caso do time mineiro, ele pode encontrar mais facilidade ao jogar contra o Melgar, que volta à Libertadores após 31 anos, e o vencedor do confronto entre Independiente del Valle (EQU) e Guarani (PAR), equipe que eliminou o Corinthians da Libertadores de 2015, mas nunca foi além da semifinal da competição, resultado alcançado neste ano.
Já o Corinthians, campeão brasileiro, não enfrentará nenhum vencedor da competição antes das oitavas de final.
Confira os confrontos da fase preliminar da Libertadores
Jogo 1 - Oriente Petrolero-BOL x Independiente Santa Fe-COL
Jogo 2 - Huracán-ARG x Caracas-VEN
Jogo 3 - Puebla-MEX x Racing-ARG
Jogo 4 - River Plate-URU x Universidad de Chile-CHI
Jogo 5 - Independiente del Valle-EQU x Guaraní-PAR
Jogo 6 - Cesar Vallejo-PER x São Paulo
Confira os grupos da Copa Libertadores de 2016
Grupo 1 - River Plate-ARG, The Strongest-BOL, Trujillanos-VEN e vencedor do Jogo 6
Grupo 2 - Nacional-URU, Palmeiras, Rosario Central-ARG e vencedor do Jogo 4
Grupo 3 - Boca Juniors-ARG, Bolívar-BOL, Deportivo Cali-COL e vencedor do Jogo 3
Grupo 4 - Peñarol-URU, Atlético Nacional-COL, Sporting Cristal-PER e vencedor do Jogo 2
Grupo 5 - Atlético-MG, Colo-Colo-CHI, Melgar-PER e vencedor do Jogo 5
Grupo 6 - San Lorenzo-ARG, Grêmio, LDU-EQU e Toluca-MEX
Grupo 7 - Olimpia-PAR, Emelec-EQU, Deportivo Táchira-VEN e Pumas-MEX
Grupo 8 - Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Cobresal-CHI e vencedor do Jogo 1
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião