A Copa Sul-Minas definiu o seu formato de disputa nesta sexta-feira (21), em reunião na Cidade do Galo, em Belo Horizonte. Com calendário de até oito datas e entre oito e dez equipes participantes (dependendo da inclusão de Flamengo e Fluminense), o torneio foi encolhido em relação à ideia inicial de até 14 equipes.
Pelo ranking da CBF, os participantes da nova competição, que largaria já em 2016, serão Atlético e Coritiba, Grêmio e Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro, Criciúma e Figueirense – dois clubes por estado, além da dupla carioca, que está cada vez mais próxima de confirmar presença.
O Coxa foi representado pelo vice-presidente André Macias, responsável pelo projeto, enquanto o presidente Mario Celso Petraglia participou pelo Furacão.
Para tornar a competição viável, os clubes também decidiram simplificar o modo de disputa. Serão dois grupos com quatro ou cinco times, com um representante de cada estado em cada chave. Eles se enfrentam em turno único, com os dois melhores classificados avançando à semifinal, que será decidida em duas partidas.
Antes prevista para um só jogo em estádio escolhido previamente, a decisão da Sul-Minas agora será em duelos de ida e volta, na casa dos finalistas.
A reportagem apurou que a CBF deu autonomia, através de seu conselho técnico, para que o campeonato saia mesmo do papel. Dos cinco clubes membros do conselho, quatro (Atlético, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense) estão engajados para reativar a Sul-Minas, que seria jogada simultaneamente aos Estaduais.
A reunião desta sexta, no entanto, não avançou sobre a venda de direitos de televisão. Além da Globo, que tem prioridade para exibir o torneio, outros canais, como o Esporte Interativo, já demonstraram interesse em ter a competição em suas grades.
Anfitrião do encontro, o presidente do Galo, Daniel Nepomuceno, acredita que o projeto do torneio está sólido e pronto para virar realidade. “Foi uma reunião muito proveitosa. Entendo que houve um avanço. Outros encontros acontecerão com o objetivo de colocar em prática o desejo que temos na realização da Copa Sul-Minas, que entendo ser uma evolução do nosso calendário”, disse o dirigente ao site oficial do clube mineiro.
Um novo encontro está agendado para daqui a duas semanas, provavelmente no Rio de Janeiro.
Logotipo vazado
Uma versão inicial do logotipo da Sul-Minas foi divulgada pelo site Superesportes nesta sexta-feira. A imagem está no primeiro projeto feito pelo departamento de marketing do Coritiba, que tomou à frente na estruturação do torneio interestadual.
Assim como o logo, vários detalhes do planejamento foram alterados em relação ao relatório inicial. A ideia de ter a final disputada em apenas um jogo – em estádio aleatório – e a quantidade de clubes participantes, que diminuiu consideravelmente, foram alterados, por exemplo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião