
A Fifa determinou nesta terça-feira (1º) que os resultados das partidas da seleção boliviana contra Peru e Chile nas eliminatórias da Copa de Mundo de 2018 sejam transformados em derrotas por 3 a 0, por conta da escalação irregular do volante Nelson Cabrera.
CLASSIFICAÇÃO: veja a disputa por uma vaga na Copa-2018
“A Federação boliviana foi punida porque um dos jogadores que disputou as partidas de eliminatórias contra Peru e Chile não cumpriam os requisitos de convocação para a seleção”, explicou a entidade em um comunicado.
As duas partidas em questão foram disputadas nos dias 1 e 6 de setembro, com vitória por 2 a 0 sobre o Peru, em La Paz, e empate sem gols com o Chile, em Santiago.
Com a sanção da Fifa, a Bolívia perdeu os quatro pontos somados naqueles jogos.
Desta forma continua na vice-lanterna, mas com quatro pontos, e não oito, como anteriormente.
O Peru passa a somar 11 pontos, mantendo-se em oitavo, e o Chile subiu da sétima para a quinta posição, com 17 pontos, tirando a Argentina da zona de classificação para o Mundial. Os ‘Hermanos’ ficaram em sexto, com 16 pontos.
Cabrera, atleta de 33 anos nascido no Paraguai, entrou no segundo tempo de ambas as partidas, aos 39 contra o peruanos e aos 31 contra o Chile.
O volante, que chegou à Bolívia em 2013, para jogar no Bolívar, já havia disputado uma partida com a seleção paraguaia, em 2007.
Ele obteve a naturalização em fevereiro deste ano, mas não tinha direito de trocar de seleção por não ter vivido cinco anos no seu país de adoção.
Para seguir o regulamento, o jogador teria que espera até 2018 para vestir a camisa da seleção boliviana.
Isso levou a federação chilena a apresentar um recurso diante da comissão disciplinar da Fifa.
Além da perda dos pontos, a federação boliviana também foi condenada a pagar multa de 12.000 francos suíços (12.250 dólares).
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Deixe sua opinião