O futebol argentino viveu mais um dia de luto nesta segunda-feira (10), depois que um torcedor do Lanús morreu e outro ficou gravemente ferido em confronto com policiais. A confusão aconteceu do lado de fora do Estádio Ciudad de La Plata, durante o jogo do Lanús diante do Estudiantes, pela 17.ª rodada do Torneio Clausura. Como resultado, a partida acabou suspensa no intervalo.
Ainda aos dez minutos do primeiro tempo, o árbitro da partida chegou a interrompê-la por alguns minutos devido aos confrontos que aconteciam na entrada da torcida do Lanús no estádio. No intervalo, chegou a notícia de que um torcedor havia morrido, o que fez com que a partida foi cancelada.
O anúncio foi feito pelo presidente do Lanús, Alejandro Marón, que lamentou o ocorrido. "Tratamos de privilegiar o respeito por uma vida humana. Falando com as pessoas da operação e coordenando a saída do público do estádio, o mais aconselhável era terminar a partida", comentou.
De acordo com a imprensa argentina, Santiago Javier Jerez, de 42 anos, foi morto após receber um disparo no peito, ainda em condições não explicadas. O outro torcedor, que foi encaminhado ao hospital em estado grave, foi identificado apenas com o apelido de "Tonga" e seria um dos principais integrantes da torcida organizada do Lanús.
"A polícia nos informou que um torcedor tinha morrido, e nessa situação foi necessário suspender a partida. Foi uma decisão unânime, dos dois clubes, por razões humanitárias", disse o presidente do Estudiantes, Enrique Lombardi. "Essa violência não vem do futebol, é um problema social. O futebol reflete a violência na sociedade", completou.
Esta é a segunda vez nos últimos três dias que uma partida do Torneio Clausura acabou interrompida. No último sábado, o jogo entre Vélez Sarsfield e All Boys foi suspenso ainda em seus primeiros minutos também por confrontos de torcedores com a polícia.