A Uefa, entidade que administra o futebol europeu, informou nesta quarta-feira (15), por meio de um porta-voz, que vai abrir um processo disciplinar contra as federações de Sérvia e Albânia por causa dos incidentes ocorridos no jogo de terça (14), em Belgrado.
Um drone carregando uma bandeira da Albânia sobrevoando o estádio FK Partizan deu início a uma batalha campal entre jogadores sérvios e albaneses e provocou o encerramento da partida entre as seleções dos dois países, pelo Grupo I das eliminatórias da Eurocopa-2016.
Perto do fim do primeiro tempo, o zagueiro Mitrovic, da Sérvia, tentou arrancar a bandeira albanesa do robô. Imediatamente, jogadores da equipe visitante tentaram proteger o emblema, dando início à briga em campo. O presidente da Uefa, Michel Platini, criticou o ocorrido.
"O futebol é feito para unir as pessoas, e o nosso jogo não deveria ser misturado com políticas de nenhum tipo. As cenas de Belgrado na noite passada são imperdoáveis", disse Platini.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também comentou o assunto. "O futebol não deve nunca ser usado para mensagens políticas. Eu condeno fortemente o que aconteceu em Belgrado na última noite", afirmou o dirigente.
Após a confusão entre os jogadores, alguns torcedores invadiram o local e ampliaram a briga. Com isso, o árbitro Martin Atkinson resolveu encerrar a partida, que estava empatada em 0 a 0.
Os sérvios correm risco de serem declarados perdedores da partida e receberem uma punição exemplar por serem reincidentes em confusões em competições tuteladas pelo órgão.
Sérvia e Albânia são inimigos históricos, As tensões políticas entre os dois países se tornaram mais graves depois da guerra do Kosovo -a maioria da população da região que entrou em conflito com os sérvios pela independência tem origem albanesa.
Segundo a rede de TV estatal sérvia RTS, Olsi Rama, irmão do primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, foi preso sob a acusação de ter arquitetado a manifestação com o drone e controlado o robô no estádio -a bandeira que ele trazia era a da "Grande Albânia", um conceito que reivindica territórios no exterior, como o de Kosovo.
Após o incidente, o governo kosovar negou que Rama esteja preso em Belgrado. As duas seleções estão no grupo I das eliminatórias para a Eurocopa 2016, que será disputada na França. O grupo conta ainda com Dinamarca, Armênia e Portugal.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião