O estádio Millennium de Cardiff, no País de Gales, e o Friends Arena, em Solna, na Suécia, foram escolhidos como palcos das finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa em 2017, respectivamente, informou nesta terça-feira (30) a Uefa.
O Comitê Executivo da Uefa, que está reunido em Praga, decidiu também que a Supercopa da Europa de 2017 seja disputada na National Arena Filip II, em Skopje, na Macedônia. Será a primeira vez que os três estádios, recentemente construídos ou reformados, receberão as decisões dos torneios continentais.
A escolha do Estádio Millennium, habitual palco das partidas das seleções de futebol e rugby de Gales - inclusive finais da Copa da Inglaterra enquanto o novo Wembley estava sendo erguido -, causou um verdadeiro alvoroço no país.
O executivo-chefe da Associação de Futebol do País de Gales, Jonathan Ford, afirmou que “sediar a final mais importante do futebol era um dos objetivos do plano estratégico da entidade”, considerando que isso terá um “efeito positivo” no futebol galês.
“Esse anúncio é o resultado de dois anos de duro trabalho e é preciso agradecer a todos que ajudaram a federação a ser sede da final da Liga dos Campeões”, afirmou Ford.
Outro que comemorou foi a escolha foi o atacante Gareth Bale, principal nome do futebol do país na atualidade.
“Sei como são apaixonados os torcedores no País de Gales. Portanto é algo muito importante que a final da ‘Champions’ seja disputada em minha cidade”, indicou Bale.
O jogador do Real Madrid já teve oportunidade de disputar a Supercopa da Europa em Cardiff, mas no City Stadium. Bale e seus companheiros conquistaram o título após vencer o Sevilla por 2 a 0.
“Fiquei encantado em jogar a Supercopa do ano passado e seria fantástico estar em 2017 diante dessa torcida em um estádio tão representativo”, completou Bale.
Na Liga Europa, a Friends Arena substituirá o St. Jabok Park de Basileia, na Suíça, palco da final de 2016. Ela é a sucessora do mítico estádio Rasunda, onde o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo em 1958, e foi inaugurada em 14 de novembro de 2012, com um amistoso entre Suécia e Inglaterra.
A Friends Arena foi sede da decisão do Campeonato Europeu feminino de 2013, quando a Alemanha levantou seu sexto título consecutivo ao vencer a Noruega por 1 a 0.
A Suécia já recebeu outras finais continentais. Gotemburgo foi sede da Copa da Uefa, antiga ‘Champions’, em 1982, 1987 e 2004, além de ter sido palco das decisões da Recopa Europeia de 1983 e 1990.
A Macedônia receberá pela primeira vez de uma grande final continental. O antigo estádio Gradski, agora chamada de National Arena Filip II, foi reinaugurado no dia 12 de agosto de 2009, com um amistoso no qual a Espanha venceu a seleção local por 3 a 2.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião