O voo com a delegação da Chapecoense que caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira (29/11) tem ao menos dez nomes ligados ao futebol paranaense. Cinco atletas que participariam do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana passaram pelo Coritiba, dois pelo Atlético, um pelo Paraná e três deles por equipes do interior do estado.
O técnico da equipe, Caio Júnior, treinou Cianorte e Paraná. Comentarista do canal Fox Sports, Mário Sérgio também estava no avião e foi técnico do Atlético durante a campanha que levou o clube ao título brasileiro de 2001. Dentre os sobreviventes, estão apenas o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que jogou no Atlético, e o zagueiro Neto, que jogou pelo Paraná.
Depois de jogar em a primeira partida da decisão em Medellín, contra o Atlético Nacional, quinta-feira (30/11), a Chapecoense mandaria o jogo de volta no Couto Pereira, dia 7/11.
Alan Ruschel
O lateral-esquerdo, que sobreviveu ao acidente na Colômbia, jogou apenas duas partidas pelo Atlético, em 2015. Uma lesão no joelho esquerdo o tirou da equipe paranaense. Depois de recuperado, foi emprestado pelo Internacional à equipe catarinense.
Cleber Santana
O volante defendeu o Atlético em 2011 na campanha que rebaixou a equipe para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Realizou 31 jogos e marcou três gols.
Danilo
O goleiro tem uma ligação forte com o Paraná. Nascido em Cianorte, defendeu sete equipes do estado antes de se transferir para a Chapecoense: Cianorte, Engenheiro Beltrão, Nacional de Rolândia, Paranavaí, Operário, Arapongas e Londrina.
Dener Assunção
Em 2014, o lateral-esquerdo teve uma rápida passagem pelo Coritiba, realizando 15 jogos e marcando um gol.
Gil
O volante atuou por cinco temporadas no Coritiba em um total de 143 jogos, com três gols. Pelo Coxa, foi campeão paranaense em 2012 e 2013.
Lucas Gomes
O atacante pertencia ao Londrina, time que jogou entre 2013 e 2014. Pelo Tubarão, ele foi campeão paranaense em 2014.
Neto
O zagueiro, sobrevivente, teve passagem por três times paranaeneses. Em 2006 defendeu o Paraná, seguindo posteriormente para o Francisco Beltrão e o Cianorte.
Sergio Manoel
O volante jogou três temporadas pelo Coritiba, entre 2012 e 2014. Em 2013, foi campeão paranaense pelo Coxa.
Caio Júnior
Nascido em Cascavel, Caio Júnior tinha uma ligação forte com o estado. Como jogador, defendeu o Paraná em 1997, sendo campeão estadual. Antes de se aposentar pelo Rio Branco de Paranaguá, jogou pelo Iraty. Como treinador, esteve à frente do Paraná, Cianorte e Londrina. Pelo Tricolor, em 2006, levou a equipe para a Libertadores. Mas foi no Cianorte, em 2005, que ganhou repercussão nacional, ao bater o Corinthians por 3 a 0 na Copa do Brasil.
Mário Sérgio
Ex-jogador e comentarista da Fox Sports, Mário Sérgio treinou o Atlético em duas oportunidades. Em 2001, foi o técnico no início da campanha que levaria ao título brasileiro. Voltou em 2003 e ficou até 2004. Em 2008, retornou ao Furacão, mas ficou pouco mais de um mês, sendo demitido.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião