O voo com a delegação da Chapecoense que caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira (29/11) tem ao menos dez nomes ligados ao futebol paranaense. Cinco atletas que participariam do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana passaram pelo Coritiba, dois pelo Atlético, um pelo Paraná e três deles por equipes do interior do estado.
O técnico da equipe, Caio Júnior, treinou Cianorte e Paraná. Comentarista do canal Fox Sports, Mário Sérgio também estava no avião e foi técnico do Atlético durante a campanha que levou o clube ao título brasileiro de 2001. Dentre os sobreviventes, estão apenas o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que jogou no Atlético, e o zagueiro Neto, que jogou pelo Paraná.
Depois de jogar em a primeira partida da decisão em Medellín, contra o Atlético Nacional, quinta-feira (30/11), a Chapecoense mandaria o jogo de volta no Couto Pereira, dia 7/11.
Alan Ruschel
O lateral-esquerdo, que sobreviveu ao acidente na Colômbia, jogou apenas duas partidas pelo Atlético, em 2015. Uma lesão no joelho esquerdo o tirou da equipe paranaense. Depois de recuperado, foi emprestado pelo Internacional à equipe catarinense.
Cleber Santana
O volante defendeu o Atlético em 2011 na campanha que rebaixou a equipe para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Realizou 31 jogos e marcou três gols.
Danilo
O goleiro tem uma ligação forte com o Paraná. Nascido em Cianorte, defendeu sete equipes do estado antes de se transferir para a Chapecoense: Cianorte, Engenheiro Beltrão, Nacional de Rolândia, Paranavaí, Operário, Arapongas e Londrina.
Dener Assunção
Em 2014, o lateral-esquerdo teve uma rápida passagem pelo Coritiba, realizando 15 jogos e marcando um gol.
Gil
O volante atuou por cinco temporadas no Coritiba em um total de 143 jogos, com três gols. Pelo Coxa, foi campeão paranaense em 2012 e 2013.
Lucas Gomes
O atacante pertencia ao Londrina, time que jogou entre 2013 e 2014. Pelo Tubarão, ele foi campeão paranaense em 2014.
Neto
O zagueiro, sobrevivente, teve passagem por três times paranaeneses. Em 2006 defendeu o Paraná, seguindo posteriormente para o Francisco Beltrão e o Cianorte.
Sergio Manoel
O volante jogou três temporadas pelo Coritiba, entre 2012 e 2014. Em 2013, foi campeão paranaense pelo Coxa.
Caio Júnior
Nascido em Cascavel, Caio Júnior tinha uma ligação forte com o estado. Como jogador, defendeu o Paraná em 1997, sendo campeão estadual. Antes de se aposentar pelo Rio Branco de Paranaguá, jogou pelo Iraty. Como treinador, esteve à frente do Paraná, Cianorte e Londrina. Pelo Tricolor, em 2006, levou a equipe para a Libertadores. Mas foi no Cianorte, em 2005, que ganhou repercussão nacional, ao bater o Corinthians por 3 a 0 na Copa do Brasil.
Mário Sérgio
Ex-jogador e comentarista da Fox Sports, Mário Sérgio treinou o Atlético em duas oportunidades. Em 2001, foi o técnico no início da campanha que levaria ao título brasileiro. Voltou em 2003 e ficou até 2004. Em 2008, retornou ao Furacão, mas ficou pouco mais de um mês, sendo demitido.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink