O G6 do Brasileirão, que garante vaga na Libertadores do ano que vem, pode virar G9 até o fim da temporada. A ampliação depende dos desfechos da Copa do Brasil, Sul-Americana e da própria Liberta deste ano e pode ajudar a dupla Atlético e Coritiba.
A situação pode inclusive bagunçar a Série A em suas rodadas finais e até mesmo após seu término. A última rodada do Campeonato Brasileiro será 3 de dezembro. A final da Sula, por sua vez, será dia 13 de dezembro, após o término da Série A, podendo modificar a competição depois de finalizada.
Já a final da Libertadores está marcada para 29 de novembro, entre a 37.ª e 38.ª rodadas do Brasileirão. Enquanto a decisão da Copa do Brasil será 12 de outubro, posicionada entre a 27.ª e 28.ª rodadas da Série A.
O título de cada um destes três torneios (Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana) garante automaticamente vaga na Libertadores do ano seguinte. Logo, se um time que já estiver no G6 da Série A for um dos campeões destas disputas, abre uma vaga a mais no zona de acesso via Brasileirão.
Sendo assim, se três times diferentes, que já estiverem no G6, ganharem os três torneios, o G6 se transformará em G9. Cenário que facilitaria os caminhos da dupla Atletiba rumo ao principal torneio da América do Sul em 2018.
O possível G9 resultaria ainda em uma situação inusitada: se os nove primeiros colocados forem para a Libertadores, isto significa que do 10.º ao 15.º colocados iriam para a Sul-Americana. Logo, considerando que do 17.º ao 20.º serão rebaixados, apenas o 16.º posicionado da Série A não se classificaria para um torneio internacional em 2018, além dos times que caíram pra Série B.
TABELA: veja como está a classificação da Série A do Brasileiro
Confira quais os cenários mais favoráveis para Atlético e Coritiba nas disputas:
Copa do Brasil
O mata-mata nacional está na fase semifinal. O Botafogo, 8.º colocado no Brasileiro, enfrenta o Flamengo (7.º). Na outra chave, o Grêmio (2.º) enfrenta o Cruzeiro (9.º).
Para quem “torcer”: visando a chance de G9, o ideal para a dupla Atletiba seria o título do Grêmio, que já abriu 10 pontos de vantagem para o atual 7.º colocado do Brasileiro, o Atlético.
Sul-Americana
A Sula está nas oitavas de final. Seis brasileiros estão na fase.
Nas oitavas, o Corinthians (líder da Série A) enfrenta o Racing-ARG; a Ponte Preta (14.º) pega o Sport (5.º); o Fluminense (10.º) encara a LDU, do Equador; e o Flamengo (7.º) enfrenta a Chapecoense (16.º).
Para quem “torcer”: visando a chance de G9, o ideal para a dupla Atletiba seria o título do Corinthians, líder da Série A e já praticamente garantido no G6. Em seguida, a torcida iria para o Sport, atualmente no G6.
Libertadores
A principal disputa do continente está na fase de quartas de final. São três brasileiros ainda no páreo.
O Santos (3.º na Série A) enfrenta o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Já o Botafogo (8.º) encara o Grêmio (2.º).
Para quem “torcer”: Para a dupla Atletiba, o melhor cenário para a criação de um G9 na Série A seria o título ou do Peixe, ou do Tricolor Gaúcho, ambos já consolidados no atual G6 do Brasileirão. Caso o Grêmio vença a Copa do Brasil, entretanto, a torcida iria diretamente para o Santos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião