O G6 do Brasileirão, que garante vaga na Libertadores do ano que vem, pode virar G9 até o fim da temporada. A ampliação depende dos desfechos da Copa do Brasil, Sul-Americana e da própria Libertadores deste ano.
A situação pode inclusive bagunçar a Série A em suas rodadas finais e até mesmo após seu término. A última rodada do Campeonato Brasileiro será 3 de dezembro. A final da Sula, por sua vez, será dia 13 de dezembro, após o término da Série A, podendo modificar a competição depois de finalizada.
Já a final da Libertadores está marcada para 29 de novembro, entre a 37.ª e 38.ª rodadas do Brasileirão. Enquanto a decisão da Copa do Brasil será 12 de outubro, posicionada entre a 27.ª e 28.ª rodadas da Série A.
O título de cada um destes três torneios (Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana) garante automaticamente vaga na Libertadores do ano seguinte. Logo, se um time que já estiver no G6 da Série A for um dos campeões destas disputas, abre uma vaga a mais no zona de acesso via Brasileirão.
Sendo assim, se três times diferentes, que já estiverem no G6, ganharem os três torneios, o G6 se transformará em G9. Cenário que facilitaria os caminhos da dupla Atletiba rumo ao principal torneio da América do Sul em 2018.
O possível G9 resultaria ainda em uma situação inusitada: se os nove primeiros colocados forem para a Libertadores, isto significa que do 10.º ao 15.º colocados iriam para a Sul-Americana. Logo, considerando que do 17.º ao 20.º serão rebaixados, apenas o 16.º posicionado da Série A não se classificaria para um torneio internacional em 2018, além dos times que caíram pra Série B.
TABELA: veja como está a classificação da Série A do Brasileiro
Confira quais os cenários mais favoráveis para Atlético e Coritiba nas disputas:
Copa do Brasil - final 12/10
O mata-mata nacional está na fase semifinal. O Botafogo, 8.º colocado no Brasileiro, enfrenta o Flamengo (7.º). Na outra chave, o Grêmio (2.º) enfrenta o Cruzeiro (9.º).
Para quem “torcer”: visando a chance de G9, o ideal seria o título do Grêmio, que já abriu 10 pontos de vantagem para o atual 7.º colocado do Brasileiro, o Flamengo.
Sul-Americana - final 13/12
A Sula está nas oitavas de final. Seis brasileiros estão na fase.
Nas oitavas, o Corinthians (líder da Série A) enfrenta o Racing-ARG; a Ponte Preta (14.º) pega o Sport (5.º); o Fluminense (10.º) encara a LDU, do Equador; e o Flamengo (7.º) enfrenta a Chapecoense (16.º).
Para quem “torcer”: visando a chance de G9, o ideal seria o título do Corinthians, líder da Série A e já praticamente garantido no G6. Em seguida, a torcida iria para o Sport, atualmente no G6.
Libertadores - final 29/11
A principal disputa do continente está na fase de quartas de final. São três brasileiros ainda no páreo.
O Santos (3.º na Série A) enfrenta o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Já o Botafogo (8.º) encara o Grêmio (2.º).
Para quem “torcer”: o melhor cenário para a criação de um G9 na Série A seria o título ou do Peixe, ou do Tricolor Gaúcho, ambos já consolidados no atual G6 do Brasileirão.
*Se um mesmo time ganhar dois torneios, abre-se uma vaga automática no Brasileirão
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Deixe sua opinião