O G6 do Brasileirão, que garante vaga na Libertadores do ano que vem, pode virar G9 até o fim da temporada. A ampliação depende dos desfechos da Copa do Brasil, Sul-Americana e da própria Liberta deste ano e deixa em aberto o desfecho do nacional.
TABELA: jogos e classificação da Série A
A situação pode inclusive bagunçar a Série A em suas rodadas finais e até mesmo após seu término. A última rodada do Campeonato Brasileiro será 3 de dezembro. A final da Sula, por sua vez, será dia 13 de dezembro, após o término da Série A, podendo modificar a competição depois de finalizada.
Já a final da Libertadores está marcada para 29 de novembro, entre a 37.ª e 38.ª rodadas do Brasileirão. Enquanto a decisão da Copa do Brasil será 12 de outubro, posicionada entre a 27.ª e 28.ª rodadas da Série A.
O título de cada um destes três torneios (Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana) garante automaticamente vaga na Libertadores do ano seguinte. Logo, se um time que já estiver no G6 da Série A for um dos campeões destas disputas, abre uma vaga a mais no zona de acesso via Brasileirão.
Sendo assim, se três times diferentes, que já estiverem no G6, ganharem os três torneios, o G6 se transformará em G9. Cenário que facilitaria os caminhos da dupla Atletiba rumo ao principal torneio da América do Sul em 2018.
O possível G9 resultaria ainda em uma situação inusitada: se os nove primeiros colocados forem para a Libertadores, isto significa que do 10.º ao 15.º colocados iriam para a Sul-Americana. Logo, considerando que do 17.º ao 20.º serão rebaixados, apenas o 16.º posicionado da Série A não se classificaria para um torneio internacional em 2018, além dos times que caíram pra Série B.
Copa do Brasil - final 12/10
O mata-mata nacional está na fase final. O Flamengo, 4.º colocado no Brasileiro, enfrenta o Cruzeiro (6.º). O primeiro jogo terminou 1 x 1. Neste cenário, se continuarem no G6, abrem automaticamente vaga para o sétimo colocado. Após a decisão, restarão dez rodadas apenas.
Sul-Americana - final 13/12
A Sula está nas oitavas de final. Seis brasileiros estão na fase.
Nas oitavas, o Corinthians (líder da Série A) sai em desvantagem contra o Racing-ARG (primeiro jogo, 1 x 1, em São Paulo; a Ponte Preta (15.º) desafia o Sport (12.º) depois de perder por 3 a 1 no Recife; o Fluminense (11.º) encara a LDU, no Equador, após vencer no Rio por 1 a 0; e o Flamengo (4.º) enfrenta a Chapecoense (14.º) - primeiro jogo, em Chapecó, empate sem gols.
Para quem “torcer”: visando a chance de G9, o ideal seria o título do Corinthians, líder da Série A e já praticamente garantido no G6. Em seguida, a torcida iria para o Flamengo, atualmente no G6.
Libertadores - final 29/11
A principal disputa do continente está na fase de quartas de final. São três brasileiros ainda no páreo.
O Santos (3.º na Série A) enfrenta o Barcelona de Guayaquil, do Equador - empatou no Equador por 1 a 1. Já o Botafogo (7.º) encara o Grêmio (2.º) - primeiro jogo, 0 x 0, no Rio.
Para quem “torcer”: o melhor cenário para a criação de um G9 na Série A seria o título ou do Peixe, ou do Tricolor Gaúcho, ambos já consolidados no atual G6 do Brasileirão.
*Se um mesmo time ganhar dois torneios, abre-se uma vaga automática no Brasileirão
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião