O título do Cruzeiro na Copa do Brasil , conquistado sobre o Flamengo na noite de quarta-feira (27), foi o primeiro passo efetivo para a consolidação de um G9 no Brasileirão.
A Raposa agora já está garantida na Libertadores de 2018. Se terminar a Série A entre os seis primeiros (atualmente está em quinto lugar), a vaga no torneio continental via Brasileirão vai para o sétimo colocado. Outras duas vagas extras para a disputa internacional podem surgir.
TABELA: veja como está a classificação da Série A
Flamengo, Fluminense e Sport ainda estão vivos na Copa Sul-Americana. Além disso, o Grêmio está na semifinal da atual Libertadores (enfrenta o Barcelona-EQU).
O título destes dois torneios garante automaticamente vaga na Liberta-2018. Logo, se um time que já estiver no G6 da Série A for um dos campeões, abre uma vaga a mais na zona de acesso via Brasileirão. Se tanto Copa Sul-Americana como Libertadores tiverem equipes brasileiras campeãs, há a chance de o G6 do Brasileirão virar G9.
Bagunça na reta final do Brasileirão
A situação pode inclusive bagunçar o campeonato em suas rodadas finais e até mesmo após seu término. A última rodada do Brasileiro será em 3 de dezembro. A final da Sula, por sua vez, é só em 13 de dezembro, após o término do Nacional, podendo modificar a competição depois de finalizada.
Já a final da Libertadores está marcada para 29 de novembro, entre a 37.ª e 38.ª rodadas do Brasileirão.
Confira abaixo a matemática atual do Brasileirão com chances de Libertadores e risco de rebaixamento de todos os times:
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião