| Foto: Mel Gabardo / Gazeta do Povo

Gabriel Barbosa, um garoto de 16 anos, de origem humilde, é o mais novo candidato a se tornar celebridade do futebol com a camisa do Santos. Nesta terça-feira (25), ele assinou contrato de profissionalização de três anos, com preferência de renovação por mais duas temporadas, e com multa de 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 131 milhões) para clubes do exterior.

CARREGANDO :)

A previsão dos dirigentes santistas é de que, como Neymar, a nova promessa queime etapas e comece a ter oportunidades no time principal ainda no primeiro semestre de 2013.

Gabigol, como é conhecido pelos santistas, nasceu em São Bernardo do Campo, chegou a fazer parte das equipes da base do São Paulo, mas em razão das dificuldades financeiras que a sua família enfrentava, acabou sendo levado por um conselheiro santista para morar nos alojamentos da Vila Belmiro e fazer parte da categoria infantil. Ele é um dos canhotos do sub-17 que impressionaram Muricy Ramalho nos treinos contra o profissionais recentemente.

Publicidade

"Santos e Gabigol assinaram contrato de profissionalização. Paixão desde bebê". Essa foi a mensagem postada no Twitter, com uma fotografia de Gabigol ainda criancinha com a camisa do Santos, nesta tarde, pelo empresário Wagner Ribeiro, o mesmo de Neymar, Lucas e Robinho, entre outros jogadores famosos.

As negociações entre Santos, familiares de Gabigol e Ribeiro se arrastavam há quase duas semanas. O clube queria se tornar dono de 70% dos direitos econômicos do jogador, mas acabou prevalecendo a exigência do empresário e da família de ficar com 40%. De acordo com Ribeiro, clubes brasileiros e do exterior tinham interesse em tirar Gabriel da Vila Belmiro, mas prevaleceu a vontade da jovem promessa de seguir os passos de Robinho e Neymar.

Em janeiro, Gabriel vai passar por teste importante, como principal estrela do time santista na Copa São Paulo Júnior. E se passar no vestibular, será integrado ao elenco de profissionais por Muricy Ramalho e começar a aparecer ao lado de Neymar e, talvez, de Robinho, no encontro de três gerações.