Gabriel Medina, 21 anos, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, foi indicado nesta quarta-feira (11) ao Laureus, considerado o Oscar do esporte.
O paulista, que ganhou o Mundial de surfe em dezembro do ano passado, no Havaí, vai concorrer ao prêmio na categoria esportes radicais.
Ele vai disputar o troféu com a surfista Stephanie Gilmore, hexacampeã mundial, o skatista Nyjah Houston, ouro nos X-Games com a maior nota da história (95.00), Sage Kotsenburg, dono da primeira medalha olímpica de inverno na nova modalidade slopestyle, o ciclista Danny MacAskill e Alan Eustace, que quebrou recorde de queda livre na estratosfera.
Em 2014, o skatista Bob Burnquist e a surfista Maya Gabeira concorreram ao prêmio nesta categoria pelo Brasil, mas não venceram. O troféu ficou com o ciclista britânico Jamie Bestwick.
Já o prêmio da categoria atleta do ano terá o jogador Cristiano Ronaldo, o tenista Novak Djokovic, o saltador Renaud Lavillenie, o golfista Rory McIlroy e os pilotos Lewis Hamilton e Marc Márquez.No feminino, concorrem ao prêmio de melhor atleta as tenistas Serena Williams e Li Na, as esquiadoras Tina Maze e Marit Bjorgen, a fundista Genzebe Dibaba e Valerie Adams, do arremesso de peso.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 15 de abril, em Xangai, na China.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro