O Gama passou pelo Barueri sem problemas na tarde deste sábado, no Mané Garrincha, em Brasília. Com dois gols de Esley, dois de Val Baiano, agora artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro, com 12 gols, e um de Paulo Mattos, a equipe candanga venceu por 5 a 3.
Na etapa complementar, os paulistas não se intimidaram com a larga vantagem no placar e chegaram a descontar com Pedrão, Leandro e Kanu. No entanto, não havia mais tempo, nem fôlego, para reagir.
Com o resultado, o Gama, que por muitas rodadas esteve próximo do pelotão dos quatro primeiros colocados, chegou aos 25 pontos e subiu para a 12ª colocação na tabela. Já o Barueri seguiu o caminho contrário: estacionou nos 27 pontos e ficou distante da classificação para a Série A, na nona posição.
Por conta da ausência de ambulâncias no Mané Garrincha, a partida teve o seu início atrasado em 12 minutos. Resolvido o problema, os jogadores do Gama entraram no gramado determinados a pressionar o adversário. Apática, a equipe paulista foi dominada nos 20 minutos iniciais.
Assustados com as jogadas envolventes do ataque do Gama, os defensores do Barueri não hesitaram em parar o jogo com faltas no meio-de-campo. E, em uma delas, o Gama abriu o placar. Aos 25 minutos, o artilheiro Val Baiano mostrou eficiência também nas bolas paradas e acertou uma linda cobrança, no ângulo do canto direito da meta defendida pelo goleiro Deola.
Um minuto após o gol, o Barueri ainda chegou a levar perigo com um belo chute do zagueiro Paulão. Éverton, bem colocado, defendeu com segurança. Utilizando a habilidade do apoiador Esley, a velocidade de Saulo e a experiência de Val Baiano, o Gama poderia ter construído uma vantagem ainda maior no placar se não fosse a boa atuação do goleiro Deola.
Mas não teve jeito. Esley fez boa jogada e acionou Val Baiano. O artilheiro dominou a bola no peito, na altura da intermediária, e devolveu para Esley, que acertou um chute certeiro e inapelável ao goleiro Deola. Festa nas arquibancadas do Mané Garrincha, que vibravam com o futebol eficiente apresentado pelo Gama.
Na etapa complementar, a história se repetiu. Logo aos 10 minutos, Esley, sempre ele, fez boa jogada e marcou o terceiro gol do Gama na partida. A equipe candanga começava a desenhar uma goleada histórica, e os torcedores a acreditaram nesta idéia. Os berros de Estevam Soares à beira do campo não surtiam efeito, mas aos poucos o Barueri foi acertando o marcação e equilibrando a partida.
Aos 16 minutos, pênalti para a equipe paulista, que Pedrão converteu com eficiência. A vantagem de dois gols no placar ainda fez, por alguns minutos, com que o Gama jogasse de forma mais solta, sem se preocupar com a marcação. Com isso, o Barueri se lançou nos contra-ataques e passou a levar perigo para o goleiro Everton. Aos 22 minutos, aconteceu o que os torcedores do Gamam temiam. Leandro descontou e garantiu uma injeção de ânimo para a equipe paulista partir em busca do empate.
No entanto, o fôlego dos paulistas já não era mais o mesmo. Com sobriedade, os jogadores do Gama passaram a cadenciar o jogo e trocar passes curtos no meio-de-campo, envolvendo o Barueri. Aos 38 minutos, Val Baiano fez o seu 12º gol na competição, se igualando a Fabio Oliveira na artilharia da Segundona. Aos 44, Paulo Mattos, fez o quinto.
Três minutos depois, Kanu ainda diminuiu, mas nada que fosse capaz de preocupar a torcida candanga. Coube aos paulistas, então, esperar o último apito e lamentar a reação tão tardia.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast