"No Km 38, eu olhei para o tanzaniano e perguntei: strong? Eu queria saber se ele ia arrancar com força. Ele não foi, eu fui. Aquela era a hora do tudo ou nada. Dei o máximo de mim e pensei agora vai ou racha", resumiu o atleta Claudir Rodrigues de Santa Maria no Rio Grande do Sul, que venceu, com 2h 20 15", a prova de 42 km da 13ª Maratona de Curitiba, acontecida na manhã deste domingo. Em segundo lugar, ficou o atleta da Tanzânia, Musenduki Ikoki, com 2h 2108", seguido do terceiro colocado Elias Rodrigues Bastos, 2h 23 47".
Entre as mulheres, a queniana Jacqueline Jerotich Chebor dominou toda a prova e conquistou a medalha de ouro com o tempo de 2h 4936". Apenas dois minutos atrás ficou Janete Gomes Barbosa (2h 51 22") e, em terceiro a maringaense Ilda Alves dos Santos (2h 5204").
Os recordes, feminino de 2h 4511" e masculino de 2h 1750", não foram quebrados, mas a prova masculina foi bastante disputada. No km 26, pouco mais que metade de prova, quem liderava a corrida era Elias Rodrigues, que em seguida foi ultrapassado pelo tanzaniano Musenduki, que acabou perdendo a posição para Claudir. "A prova foi bastante difícil. Além de bastante disputada, a pista tem muitas rampas, mas eu consegui. E é importante um brasileiro ganhar para mostrar que também temos talento, também sabemos correr", disse o tricampeão que venceu a mesma prova ano passado e em 2005.
Na categoria feminina, apesar da pouca diferença de tempo entre as corredoras, a vitória de Jacqueline já estava praticamente anunciada, já que a atleta também é tricampeã da prova em Curitiba. "A pista toda é bem forte, com muitas subidas, descidas e curvas. Mas os quatro quilômetros finais foram os mais difíceis. O tempo ajudou: com sol, mas sem muito calor. Estou feliz porque deu certo. Correr no Brasil é sempre muito bom!", afirmou a queniana.
Entre os cadeirantes, Eduardo Aparecido França de São José dos Pinhais emocionou o público ao completar a prova em 2h 2832".
Corrida 10 km
Na prova de 10 km de corrida, a catarinense de Concórdia, Josiane da Silva Cardoso (3712") liderou toda a prova e garantiu a medalha de ouro. Em segundo lugar, ficou Adriana Sutil da Costa (3828") seguida de Lidia Karwowski (3838")
No masculino, Jailson Araujo dos Anjos ficou em primeiro lugar, Antonio Pedro da Silva Sales (3133") e Claudenir da Silva Cardoso (3219") ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião