Ronaldinho Gaúcho precisa reagir no Milan para recuperar espaço na seleção.| Foto: Bruno Domingos/Reuters

Qual a situação de Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira, depois de jogar mal na Olimpíada e de atuações apenas discretas contra Chile e Bolívia? A ausência do jogador do Milan na convocação para os confrontos contra Venezuela e Colômbia, pelas Eliminatórias, deixou a dúvida sobre uma possível decepção de Dunga com o meia-atacante, e o certo é que para encarar Portugal, em novembro, em Brasília, Ronaldinho mais uma vez deve estar de fora da lista, que vai privilegiar jogadores novatos.

CARREGANDO :)

"Entendemos que o Ronaldinho precisava de um tempo maior no clube, para se preparar. É importante que o atleta esteja bem em seu time, para conseguir estar bem na seleção. Mas lógico que contamos com ele", desconversou Dunga, ao ser questionado sobre o melhor jogador do mundo em 2004 a 2005.

A convocação de Ronaldinho para os Jogos Olímpicos foi idéia do presidente Ricardo Teixeira. Dunga acatou e se surpreendeu positivamente com a atitude do jogador, que manteve um bom relacionamento com o grupo. Só que dentro de campo ele não correspondeu.

Publicidade

O temor de Dunga para a Copa de 2010 é que a carreira de Ronaldinho esteja em descendência, apesar de ter apenas 28 anos, e o que ocorreu no Mundial de 2006 se repita, já que a base daquela equipe titular era formada por atletas cuja trajetória no futebol se encaminhava para o fim, como Dida, Cafu, Roberto Carlos, Emerson e Ronaldo.

Ronaldinho, obviamente, voltará a ser chamado se arrebentar no Milan. E mesmo assim não é garantia de titularidade, outro fator que pode atrapalhar sua presença em uma lista futura. Dunga já mostrou em suas escalações que não pretende escalar uma equipe superofensiva, como "quadrados mágicos" que outras seleções apresentaram.

Quer a segurança de um Elano, por exemplo, que ataca, mas também marca. E como Kaká e Robinho são titulares, e Dunga gosta de ter um centroavante, não se sabe como Ronaldinho reagiria ao banco.