Nome: Gilberto da Silva Melo.
Posição: lateral-esquerdo.
Nascimento: 25/04/1976, no Rio de Janeiro (RJ).
Peso: 78 kg.
Altura: 1,80 m.
Clubes: Hertha Berlim (atual), América-RJ, Americano, Flamengo, Cruzeiro, Internazionale, Vasco, Grêmio e São Caetano.
Convocações: 18.
Jogos: 8.
Gols: 0.
Copas: primeira.
Gilberto volta às origens para servir a seleção. Atualmente acostumado a jogar como meia no Hertha Berlim, ele foi convocado como lateral-esquerdo. Para chegar à Copa, o camisa 16 também teve de vencer uma forte concorrência. Gustavo Nery era apontado por muitos como favorito para a reserva de Roberto Carlos.
Na capital alemã desde o ano passado, Gilberto aposta que a camisa canarinho herdará dele o apoio dos torcedores locais. "Sei o que é representar o clube, representar a cidade. Podemos ter uma cidade a favor e é o que eu espero", contou.
Segundo Parreira, o eleito provou eficiência e, apesar de disputar seu primeiro Mundial, não pode ser considerado inexperiente. "Quando o Brasil ganhou a Copa das Confederações e jogou a semifinal contra a Alemanha e a final contra a Argentina, o Gilberto era o titular", afirmou. Já o atleta revelado pelo Flamengo não hesitou em demonstrar todo interesse em participar do grupo, mesmo deslocado. " Cresci muito taticamente e em termos físicos atuando no futebol europeu. Sei que posso jogar como um meia ofensivo ou defensivo ou, até mesmo, como ala", revelou.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas