A rodada de segunda-feira da NBA foi marcada pela grave lesão sofrida pelo argentino Manu Ginóbili, durante o revés do San Antonio Spurs para o Minnesota Timberwolves, e também pela queda dos dois últimos invictos da temporada 2011/2012: o Miami Heat, que foi batido pelo Atlanta Hawks, e o Oklahoma City Thunder, que caiu para o Dallas Mavericks.
Além de ser derrotado pelo Timberwolves por 106 a 96, fora de casa, o Spurs sofreu com a lesão de Ginóbili. Durante a partida de segunda-feira, o argentino sofreu uma fratura no quinto metacarpo da mão esquerda. A equipe não tem uma previsão sobre o retorno do jogador.
Na partida, Kevin Love liderou o Timberwolvwes, sendo o cestinha da partida com 24 pontos e ainda conseguindo um "double-double", já que obteve 15 rebotes. Tim Duncan e Richard Jefferson anotaram 16 pontos cada para o Spurs.
Em casa, o Heat perdeu para o Hawks por 100 a 92 e encerrou uma sequência de cinco vitórias. Joe Johnson, com 21 pontos, foi o principal destaque do Hawks. O astro LeBron James foi o cestinha da partida, com 28 pontos, enquanto Dwyane Wade conseguiu um "double-double", com 12 pontos e dez assistências para o Miami.
O Mavericks superou o Thunder por 100 a 87, em casa, e interrompeu a sequência de cinco triunfos do oponente. Atual campeão da NBA, o Dallas foi liderado pelo alemão Dirk Nowitzki, que anotou 26 pontos. Kevin Durant, do Thunder, fez 27 pontos e foi o cestinha da partida.
Fora de casa, o Toronto Raptors se recuperou da derrota para o Orlando Magic, quando chegou a ter vantagem de 16 pontos, e derrotou o New York Knicks por 90 a 85, graças ao bom desempenho defensivo no primeiro tempo, vencido por 51 a 34. O brasileiro Leandrinho teve bom desempenho nos 13 minutos em que atuou, com dez pontos e quatro assistências.
Andrea Bargnani e DeMar DeRozan anotaram 21 pontos cada. Já Carmelo Anthony foi o cestinha da partida, com 35 pontos e ainda conseguiu um "double-double" ao obter 11 rebotes, mas não impediu a derrota do Knicks, que atuou pela segunda partida seguida sem Amare Stoudemire, lesionado.
O Denver Nuggets superou o Milwaukee Bucks, em casa, por 91 a 86 mesmo sem o brasileiro Nenê, que desfalcou a equipe por conta de uma lesão no calcanhar esquerdo. Danilo Gallinari liderou o Nuggets, com 21 pontos e dez rebotes. Já Stephen Jackson anotou 17 pontos para o Bucks.
Resultados de 2 de janeiro:
Phoenix Suns 102 x 91 Golden State Warriors
Boston Celtics 100 x 92 Washington Warriors
New Jersey Nets 94 x 108 Indiana Pacers
New York Knicks 85 x 90 Toronto Raptors
Miami Heat 92 x 100 Atlanta Hawks
Detroi Pistons 89 x 78 Orlando Magic
Minnesota Timberwolves 106 x 96 San Antonio Spurs
Dallas Mavericks 100 x 87 Oklahoma City Thunder
Denver Nuggets 91 x 86 Milwaukee Bucks
Utah Jazz 94 x 90 New Orleans Hornets
Jogos de 3 de janeiro:
Cleveland Cavaliers x Charlotte Bobcats
Chicago Bulls x Atlanta Hawks
Oklahoma City Thunder x Portland Trail Blazers
Memphis Grizzlies x Sacramento Kings
Utah Jazz x Milwaukee Bucks
Los Angeles Lakers x Houston Rockets