• Carregando...
Gláucio Geara comemora a vitória com Mario Celso Petraglia | GIULIANO GOMES/GAZETA DO POVO
Gláucio Geara comemora a vitória com Mario Celso Petraglia| Foto: GIULIANO GOMES/GAZETA DO POVO

Conselho Deliberativo

Presidente: Glaucio Geara1º Vice Presidente: Alexandre Khoury2º Vice Preseidente: Cristiane Mocellin1º Secretário: Marcel Ferreira da Costa2º Secretário: Alfredo Ibiapina

  • Nelson Fanaya (candidato derrotado da oposição) e Gláucio Geara, vencedor pela situação: Nova gestão deve receber pressão
  • Geara, ao fundo, e Malucelli assumem o comando do Furacão
  • Gláucio Geara assume conselho deliberativo e fará dupla com Marcos Malucelli, vencedor no conselho administrativo
  • O atual presidente do conselho deliberativo do clube, Mário Celso Petraglia, logo depois de votar

O Atlético Paranaense já tem um novo presidente. Com 77% dos votos válidos (2.162) a chapa Coração Atleticano, encabeçada pelo conselheiro Gláucio Geara, conseguiu conquistar a simpatia de 1.655 torcedores e venceu as eleições realizadas no clube nesta segunda-feira. A chapa Mais Futebol somou 507 votos (25% do total), quatro torcedores anularam seus votos e outros 11 votaram em branco. No total, foram 2.167 votos. A gestão dos vencedores será pelo triênio 2009/2010/2011.

O anúncio oficial foi realizado por João Luiz do Rêgo Barros, presidente da Junta Eleitoral. Emocionado, Geara falou logo após o anúncio oficial. "É uma grande alegria. Essa eleição mostrou que a democracia foi exercida e quem ganha com tudo isso são os atleticanos", disse à rádio Banda B, o novo presidente do conselho deliberativo do Furacão.

Marcos Malucelli, novo presidente do conselho administrativo (será indicado oficialmente na quarta-feira), tratou logo de garantir que irá cumprir sua principal promessa de campanha. "Prometi e agora terei que cumprir. Na quarta-feira sentaremos para conversar sobre a renovação do Geninho". Malucelli, atual vice-presidente de futebol do clube, foi o responsável pela vinda de Geninho, o salvador da "pátria" rubro-negra.

O candidato da oposição, José Henrique de Faria, comentou o resultado. "Estivemos ao lado de pessoas que mostraram o seu valor. Lutamos contra uma máquina e contra um sistema de votos, que privilegia os donos de várias cadeiras, não aos votantes. Ter 500 votos para nós é muito importante. Hoje somos uma força política e vamos agir como tal, cobrando dos que assumem. Estaremos sempre dispostos a ajudar, afinal em primeiro lugar sou atleticano".

A decisão desta segunda-feira determina o fim da "Era Petraglia" no Atlético. Mesmo que os vencedores tenham recebido sua benção, o atual presidente do conselho deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, perde a maioria dos seus "poderes" na próxima gestão, mas segue atuando nos bastidores.

Depois de ficar à frente da equipe por 13 anos, o dirigente sai de cena, pelo menos na teoria. Contudo, após o anúncio oficial da vitória da situação, foi Petraglia quem mais comemorou. Estourou champangne e comemorou com seus pares.

Eleições tranqüilas

A tranqüilidade marcou as eleições no Atlético. Graças à vitória do time contra o Flamengo e a manutenção na Série A garantiram que a votação ocorresse sem nenhuma polêmica e muito menos confusão. A política da boa vizinhança prevaleceu e era comum observar os candidatos aos conselhos deliberativo da situação e oposição, Gláucio Geara e José Henrique de Faria, conversando amistosamente.

Bem diferente do que acontece na última sexta feira entre o mesmo Faria e o candidato da situação ao conselho administrativo, Marcos Malucelli. Durante um programa da rádio Banda B, o clima esquentou em um debate improvisado e críticas e ofensas eram facilmente ouvidas. Denúncias sobre um suposto envolvimento entre o filho de Malucelli, que é agente de jogadores filiado à Fifa, e o Atlético foram o estopim da confusão.

Nesta segunda-feira, em um outro tom e em nível diferente, Geara e Faria trocaram gentilezas e fizeram questão de destacar o "ganho em democracia" destas eleições. Há mais de 30 anos não havia bate-chapa no clube e o debate entre os candidatos ofereceu mais subsídios para que os torcedores pudessem formar suas opiniões.

Promessas e propostas

Em sabatina realizada pela Gazeta do Povo na semana que antecedeu às eleições (Clique aqui e leia o conteúdo completo), Marcos Malucelli garantiu que o atual presidente do conselho deliberativo, Mário Celso Petraglia, não mandará mais no clube. Por outro lado, ele garantiu que o dirigente seguirá vinculado ao Furacão, mas apenas cuidando de assuntos institucionais, como assuntos relacionados à CBF, Clube dos 13 e Copa do Mundo 2014.

"O Petraglia ainda é uma figura essencial na vida do Atlético, no meu entendimento. O Atlético não se pode dar ao luxo de afastar o Mário Celso, nem aceitar o afastamento dele de forma integral, total. Ele não terá mais no Atlético o mesmo poder de decisão que tinha então. Ou que tem ainda, pois até o dia 8 é essa diretoria que comanda o clube. Mas, sem dúvida, se nós vencermos a eleição, ele não terá mais o mesmo poder que tinha. Não vou ficar lá para ser mandado, o Gláucio tampouco", garantiu.

Mesmo assim há quem diga que Petraglia seguirá no comando no time nes bastidores.

Futebol + futebol

O foco da nova gestão será o futebol (assim como também seria a da oposição). Segundo Malucelli, nada deverá ter mais importância que isso. "A conclusão do estádio, a Copa do Mundo, todo o resto é depois. Se antes a gente investia em tijolo, agora vamos investir em chuteira. Mas chuteira de primeira qualidade, não a chuteira antiga. Vamos investir em jogador, em qualidade, em detrimento à quantidade que hoje nós temos".

A chapa Coração Atleticano não fez o que de praxe fazem os políticos em época de eleição e apresentou uma lista de "promessas" bem menos extensa que o normal. Divididas em sete itens, as propostas do grupo encabeçado por Gláucio Geara tem o "futebol" como o principal foco, deixando clara a mudança de rumo no foco de planejamento que conduz as ações do time nos últimos anos.

Confira a seguir as propostas da chapa Coração Atleticano:

1 – O futebol será prioridade. Até porque todos os investimentos feitos nos últimos anos em estrutura e patrimônio nos permite isso. Teremos um time forte para ganhar títulos.

2 – Investiremos ainda mais nas categorias de base para que, ao final de três anos, 50% do time seja feito por jogadores identificados com a mística rubro-negra 3 – A partir de agora o objetivo do Atlético Paranaense será sempre ficar entre os três primeiros colocados, independente de campeonato ou categoria

4 – A Arena será concluída. E nossos adversários irão tremer com a força de 40 mil vozes

5 - Não abriremos mão de trazer a Copa para a Arena, para divulgar as cores e a força do Furacão em todo o mundo

6 – Continuaremos captando novos sócios, com o objetivo de superar a barreira de 40 mil associados para lotar a Arena. Uma torcida forte, para um time forte

7 – Transformaremos o clube num centro de excelência e desenvolvimento para atletas, funcionários e profissionais, para assim atrair os melhores entre os melhores de cada área. (* conteúdo retirado do site da chapa)

Interatividade: E aí torcedor, o que achou do resultado das eleições do Furacão? Dê sua opinião!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]