A evolução| Foto: Reprodução/G1

Rio – O Paraná mandou e tomou bola na trave. Perdeu gols e viu o Flamengo desperdiçar outros tantos. Até que, aos 41 minutos do segundo tempo, o Rubro-Negro carioca fez algo que o Tricolor não conseguiu: balançou a rede.

CARREGANDO :)

E o responsável pelo gol que decretou a segunda derrota de 1 a 0 para o Flamengo em uma semana foi um jogador do qual os 25 mil torcedores do Fla no Maracanã já não esperavam mais nada. Souza havia perdido três chances na cara do goleiro Flávio e se atrapalhado com a bola inúmeras vezes. A arquibancada gritava "Obina" a plenos pulmões. Até que o centroavante subiu entre Beto e André Luiz para acertar sua única bola da noite.

Gol que assegurou a classificação flamenguista às oitavas-de-final com duas rodadas de antecedência e complicou uma situação que parecia tranqüila para o Paraná. Não chega a ser desesperador, mas agora terá de vencer o Real Potosí em duas semanas na Bolívia ou deixar para decidir as coisas na última partida contra o Unión Maracaibo, na Vila Capanema. Aliás, o empate do dia anterior, que deixou os concorrentes internacionais longe na classificação, fez com que cariocas e paranaenses praticamente esquecessem da defesa no Maracanã.

Publicidade

O jogo foi ficando mais ofensivo gradativamente. No início do primeiro tempo os times apostavam em chutes de fora da área. Não deu resultado e as finalizações foram saindo cada vez de mais perto, fazendo os goleiros trabalharem.

O gol também não saiu e a artilharia aumentou a carga no segundo tempo, quando começaram a explodir bolas na trave. Primeiro em cabeçada do lateral-esquerdo flamenguista Juan, que ainda levou de lambuja a chance de aproveitar o rebote, mas aí parou numa espetacular defesa de Flávio – sem dúvida um dos responsáveis por manter o placar zerado quase até o fim.

Algumas chances desperdiçadas depois, foi a vez de Josiel invadir sozinho a área e mandar na trave esquerda – assim como Souza do outro lado, não vinha sendo a noite do centroavante paranista. Outros lances de emoção depois, Dinélson acertou o travessão de Bruno em cobrança de falta.

No momento da ofensividade total, com substituições que colocaram os times mais para cima ainda, era difícil crer que a partida terminaria 0 a 0. E não terminou. Para azar tricolor, depois de ataques lá e cá, foi Souza que fez o que nenhum outro havia conseguido.

* * * * * *

Publicidade

No RioFlamengo 1 x 0 Paraná

FlamengoBruno; Léo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Renato, Renato Augusto e Juninho Paulista (Jailton); Souza e Roni (Leonardo). Técnico: Ney Franco.

ParanáFlávio; André Luiz, Daniel Marques, João Paulo e Egídio; Beto, Xaves, Gérson (Vinícius Pacheco) e Dinélson (Lima); Henrique (Alex) e Josiel. Técnico: Zetti.

Estádio: Maracanã. Árbitro: Carlos Eugênio Simon. Gol: Souza (F), aos 41 do 2.º tempo. Amarelos: Juan, Paulinho e Souza (F); André Luiz, Beto e Xaves (P).Público: 25.122 pagantes. Renda: R$ 480.680,00.