FICHA TÉCNICA: Confira os detalhes e lances de Iraty x Paraná
CLASSIFICAÇÃO: Veja como ficaram os times na classificação do Estadual
RESULTADOS: Clique aqui e saiba todos os resultados desta rodada
PRÓXIMOS JOGOS: Confira os jogos da próxima rodada do Paranaense 2009
Assista aos gols da rodada do Paranaense
Com belíssimo gol de falta de Ayrton, o Iraty venceu o Paraná Clube por 1 a 0 na tarde deste domingo (15) no estádio Emílio Gomes, em Irati. Com o resultado, o Azulão foi aos 11 pontos e ocupa ao final da 7ª rodada, a 5ª colocação no Campeonato Paranaense. O tricolor amargou sua segunda derrota seguida e deixou o grupo dos oito times que estariam classificados para a próxima fase: é o 9º, com sete pontos conquistados.O volante e capitão paranista Hernani tentou explicar a derrota da equipe. "Nossa equipe não esta conseguindo se encaixar. Não falta empenho, luta e transpiração. Mas falta um algo a mais. Vamos trabalhar. O Paraná não pode estar na situação que está".
Na próxima rodada o Iraty volta a jogar em seu estádio, dessa vez contra o Iguaçu. A partida está marcada para as 15h30 do domingo (22) de carnaval. Pelo Paranaense, o Paraná tem um jogo muito difícil contra o Atlético, no clássico da rodada, às 16h na Arena da Baixada. No meio da semana, quarta-feira (18), o tricolor encara o Mixto-MT, pela primeira fase da Copa do Brasil.
O jogo
O Iraty foi a campo determinado a pressionar o Paraná desde os primeiros minutos, impondo um ritmo de jogo acelerado e sufocante. O tricolor acabou se surpreendendo com a disposição dos anfitriões e teve trabalho para conseguir se desvencilhar do adversário e trabalhar a bola com um pouco mais de tranqüilidade.
O resultado dessa aplicação tática do Iraty foi um jogo bem disputado e equilibrado. O Paraná tentava trabalhar as jogadas pelo lado esquerdo, com Edu Silva e Gedeon, mas a má jornada dos paranistas acabou comprometendo seus objetivos. Atento na partida, o técnico Jaime Almeida mandou seus jogadores jogarem nas costas do lateral paranista e foi por ali o Iraty criou boas chances.
Aos poucos o Azulão passou a dominar o jogo por ter mais posse de bola que o adversário. Mesmo levando em conta as chances que o Paraná teve, por exemplo com Wellington Silva (aos 19) chutando por cima após grande passe de Hernani, os anfitriões conseguiam trabalhar bem, com passes mais precisos, irritando o tricolor curitibano.
Gol em cobrança de falta
Em jogada de bola parada, aos 39 minutos do primeiro tempo, o Iraty abriu o placar. Apesar da longa distância, Ayrton disparou uma verdadeira bomba na cobrança de falta e acertou o ângulo direito do goleiro Ney, que tentou dar o tapa na bola, mas errou o cálculo e não conseguiu evitar o gol do Azulão.
Ao final da primeira etapa, os jogadores paranistas saíram irritados. "Temos que melhorar bastante, senão não vamos conseguir a vitória. Vamos arrumar as coisas e tentar a vitória", disse o atacante Wellington Silva. Pelo Iraty, alívio e satisfação. "Estamos jogando hoje, como jogamos todos os últimos jogos, com raça e vontade. Por isso estamos de parabéns", falou Ayrton, autor do gol do Iraty.
Segundo tempo
Insatisfeito com o desempenho de Edu Silva, o técnico Paulo Comelli escalou o jogador Fabinho para seu lugar nos 45 minutos finais. Depois de ajudar o time a escapar da Série C ano passado, o lateral fez sua reestréia com a camisa tricolor. O Iraty voltou com a mesma formação da primeira etapa.
Logo aos seis minutos da segunda etapa aconteceu o lance mais polêmico da partida. Em dividida de bola, Almeida esticou o braço e acertou uma cotovelada no rosto do lateral Murilo, do Paraná. O árbitro Maurício Batista dos Santos viu o lance e poderia ter sido mais rigoroso, mas preferiu mostrar apenas um cartão amarelo como advertência. Se a expulsão acontecesse, a sorte do jogo poderia ser outra.
Mudanças nas peças, mas não no futebol
Aos poucos os dois treinadores começaram a fazer novas substituições. No Paraná entraram Araújo (no lugar de Kleber) e Maicon, fazendo sua estreia como profissional (após grande participação na Copa SP de Juniores), apareceu no lugar de Gedeon. No Iraty o técnico Jaime Almeida tentou povoar o setor de marcação e renovar o fôlego da defesa.
Durante boa parte do segundo tempo, o Paraná jogou melhor que o Iraty. Mas o tempo correu depressa e aos poucos as alternativas que tinha para buscar ao menos o empate foram diminuindo. O jogo terminou aos 49 minutos, com festa do Iraty no campo e da torcida nas arquibancadas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião