Tricolores
Meia
O meia Fernando Gabriel, do Mogi Mirim-SP, é mais uma das contratações do Paraná, confirmou o empresário Marcos Amaral. "Não tenho parte dos direitos econômicos dele, apenas intermediei a negociação com o clube", afirmou. O atleta de 21 anos tem contrato com o time do interior paulista até julho de 2012 e vem por empréstimo. Como o Mogi fez sua última partida pelo Paulistão ontem, o jogador pode se apresentar no início da semana na Vila Capanema.
Atacante
O vice-artilheiro do Campeonato Baiano pode ser outra novidade no Paraná. O atacante Sylvestre, de 25 anos, encerra seu contrato com o atual clube em 10 de maio. Com dez gols marcados no Estadual, ele ficou conhecido nacionalmente ao ser escolhido o autor do "gol mais perdido do primeiro trimestre", em uma brincadeira do programa Globo Esporte. Segundo Marcos Amaral, o Tricolor já aprovou a vinda do atleta, que ainda não fechou a negociação porque estuda outras propostas.
Paraná 3 X Corinthians-PR 1
Pagar ingresso para assistir a um jogo sem nada em disputa, em uma noite gelada no meio da semana. Tarefa para poucos. Muito poucos. Ontem, apenas 748 torcedores do Paraná pagaram para testemunhar a vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians-PR, na Vila Capanema. Foi o menor público do Tricolor em 2010.
Os que compareceram eram os torcedores cativos do clube, que se distribuíam em pequenos grupos para acompanhar a partida e filosofar sobre o mundo da bola. " Só por amor que venho, nesse frio, num jogo quase amistoso", disse o motoboy Ricardo Mendes, de 29 anos, que acompanha o Paraná desde a infância. Seu lugar é no canto esquerdo da Curva Norte.
"É melhor não falar muito do ex-Jotinha... Vai que eles resolvem jogar contra a gente", desconfiava o militar aposentado Luiz Moratelli, de 58 anos, presente aos jogos desde os 15 anos, quando ainda era torcedor do Ferroviário. Ele vê as partidas do mesmo lugar que o motoboy.
A desconfiança do ex-militar refletia a do restante da torcida, que comemorou timidamente os dois primeiros gols paranistas. Empolgação mesmo, só a partir dos 35 do segundo tempo, quando o atacante Marcelo Toscano marcou o terceiro, em belíssima jogada individual.
Depois de perder duas grandes chances, recebeu no meio de campo o tiro de meta cobrado por Juninho, avançou pela direita, passou pela zaga, pelo goleiro Colombo e tocou para o gol. A euforia fez a torcida até ensaiar os gritos de "olé".
Assim como o técnico Marcelo Oliveira, os torcedores usaram o jogo para avaliar o elenco, visando a um bom desempenho na Série B. Das arquibancadas, os paranistas distribuíam opiniões. "O clube não consegue nem pagar os jogadores, não dá pra trazer atleta que custa caro", afirmava Ricardo. "Não adianta contratar jogador meia-boca e ficar mais um ano sem chegar entre os quatro primeiros", avaliava Luiz.
Enquanto o Paraná avançava principalmente em contra-ataques e o Timãozinho tentava marcar nas bolas paradas, muita filosofia futebolística nas arquibancadas: de discussão do esquema tático às ombreiras do terno do técnico Lio Evaristo.
O assunto voltava a ser o jogo em curso quando a bola ia para o fundo da rede. Elogios para o gol de Diego Correia, que abriu o placar aos 12 minutos, ao tocar de primeira o passe de Toscano, na direita. Márcio Diogo ampliou aos 31, quando, de cabeça, Éverton ajeitou o cruzamento vindo da esquerda.
O gol do Corinthians-PR foi aos 5 minutos do segundo tempo, em jogada de ex-tricolores. Araújo cruzou da direita e Willian, dentro da área, desvia de cabeça. O Paraná segue no quarto lugar, com seis pontos, e volta a campo no domingo, contra o Cascavel.
* * * * * *
Veja a ficha ténica do jogo Paraná 3 X 1 Corinthians-PR:
Em Curitiba
Paraná
Juninho; Jefferson, Alessandro Lopes, Luiz Henrique e Diego Correia; Edimar (Elvis), Chicão, João Paulo e Éverton (Vinícius); Márcio Diogo (Wellington Silva) e Marcelo Toscano.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Corinthians-PR
Colombo; Araújo, Neto, Elton e Rodrigo Crasso (Oliveira); Leandro, Dill, Ronaldo (Cícero) e Willian; Cristiano (Michel) e Andrezinho.
Técnico: Lio Evaristo.
Estádio: Vila Capanema. Árbitro: Fábio Filipus. Gols: Diego Correia (P), aos 12/1º; Márcio Diogo (P), aos 31/1°; Willian (C), aos 5/2º e Marcelo Toscano (P), aos 35/2º. Amarelos: Jefferson, Diego Correia, Luiz Henrique e Edimar (P); Araújo, Neto, Elton, Leandro e Dill (C ). Renda: R$ 9.440,00. Público pagante: 748 (995 total).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast