Personagem
Treinador do Taiti elogia equipe e admite abismo técnico
EFE
"Meus jogadores jogaram com o coração e viveram uma experiência incrível." Assim o técnico da seleção taitiana, Eddy Etaeta, definiu a participação de sua seleção, que não marcou pontos, fez um gol e sofreu 24, na Copa das Confederações. "A dura realidade que estamos enfrentando, entre o futebol profissional e o nosso, nos faz dar conta dessa diferença abismal. Estou orgulhoso do que meus jogadores vivenciaram", afirmou o treinador. "Faz 12 anos que começamos a desenvolver o futebol no Taiti. Temos muito trabalho por fazer", garantiu.
O técnico Óscar Tabárez celebrou a classificação da seleção do Uruguai às semifinais da Copa das Confederações, após a goleada por 8 a 0 aplicada sobre o Taiti, ontem, na Arena Pernambuco. Segundo o treinador, a equipe cumpriu seu "objetivo mínimo" com a vaga, mas agora tem a chance de ir ainda mais longe e brigar pelo título se vencer o Brasil nesta quarta-feira, às 16 horas, em Belo Horizonte.
"Este era o objetivo mínimo que havíamos programado, chegar até a parte final do torneio", declarou após a goleada. "Agora teremos duas partidas, que são a oportunidade para defendermos a imagem do futebol do Uruguai", completou.
Depois de chegarem às semifinais da última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, e ficarem com o título na Copa América de 2011, na Argentina, os uruguaios caíram de produção e estão em situação complicada nas Eliminatórias. Por isso, para Tabárez, a Copa das Confederações é a grande chance de recuperar a autoestima do futebol local.
Se teve algum jogador que aproveitou a oportunidade de atuar diante do frágil Taiti foi o atacante Abel Hernández. O atleta do Palermo anotou quatro dos oito gols da equipe, que ficou na segunda colocação no Grupo B da Copa das Confederações. Álvaro Pereira, Lodeiro e Suárez, duas vezes, anotaram os outros tentos.
"Foi uma emoção muito grande marcar quatro gols na mesma partida, ainda mais sendo pela seleção. Não esperava isso, não sonhava, mas foi muito lindo. Agora é continuar. Precisamos da vitória para passar de fase", comentou. "É um dia histórico para mim, que nunca esquecerei", completou o jogador, que deixou o gramado com a bola do confronto sob o braço.
Neste domingo, diante da fragilidade do Taiti, o técnico Óscar Tabárez aproveitou para poupar os titulares apenas Diego Pérez começou jogando. O torcedor presente na Arena Pernambuco, porém, voltou a demonstrar carinho pelo Taiti que retribuiu com faixas de agradecimento e volta olímpica depois da partida.
Mesmo com o resultado amplamente negativo, a equipe teve apoio total das arquibancadas. Principalmente quando o goleiro Meriel pegou pênalti de Scotti. O mesmo jogador uruguaio acabou expulso em seguida, após levar o segundo amarelo, aos 5/2.º. Por nove minutos, até Ludivion também ser expulso, os gritos de olé tomaram conta do estádio.
Deixe sua opinião