• Carregando...
O português Nani comemora o golaço de fora da área marcado ontem sobre a Bósnia em Lisboa | Jose Manuel Ribeiro/ Reuters
O português Nani comemora o golaço de fora da área marcado ontem sobre a Bósnia em Lisboa| Foto: Jose Manuel Ribeiro/ Reuters

Portugal garantiu, com sobras, a última vaga na Eurocopa-2012, que será disputada na Polônia e na Ucrânia. Jogando ontem no Estádio da Luz, em Lisboa, o time de Cristiano Ronaldo goleou a Bós­­nia-Herzegovina por 6 a 2, acabando com as preocupações surgidas após o empate por 0 a 0, em Zenica, no jogo de ida pela repescagem.

Um pouco mais cedo, Croácia, Irlanda e República Tcheca ha­­viam confirmado suas classificações. Desta forma, estão definidas as 16 seleções que disputarão o torneio em junho. Além dos dois países anfitriões, também estarão em ação Alemanha, Dinamarca, Espa­nha, França, Grécia, Holanda, In­­glaterra, Itália, Rússia e Suécia.

Portugal abriu 2 a 0 com tranquilidade. Logo aos 8 minutos, Ro­­naldo bateu falta da intermediária com perfeição e abriu o placar. Aos 24, Nani arriscou de fora da área e encobriu o goleiro Begovic. O primeiro susto veio quando a bola bateu no braço de Bruno Alves na área e o árbitro marcou pênalti. Misimovic converteu e deixou os bósnios a um gol da vaga – pelo critério dos gols fora de casa, um empate bastava aos visitantes.

Ronaldo voltou a marcar aos 8 minutos da segunda etapa, após receber passe de João Moutinho e driblar o goleiro. O bósnio Lulic foi expulso ao reclamar de impedimento. Mesmo as­­sim, logo depois o zagueiro Spahic diminuiu para a seleção dos Balcãs, que ficava no­­vamente a um gol da vaga. Porém, com um jogador a mais, os portugueses não de­­ram chance. Hélder Postiga au­­mentou aos 27 minutos; Mi­­guel Veloso, de falta, am­­pliou aos 34; e novamente Pos­tiga fechou a conta aos 36.

Nos outros jogos da repescagem, a República Tcheca, que já havia vencido Montenegro em casa por 2 a 0, fez 1 a 0 em Podgorica, gol de Jiracek. Após vencer na Turquia por 3 a 0, a Croácia apenas administrou um empate por 0 a 0 em Za­­greb. Situação parecida com a da Irlanda, que havia goleado a Estônia por 4 a 0 fora de casa, e ontem empatou por 1 a 1 em Dublin – Ward abriu o placar para os irlandeses e Vassiljev empatou para os estonianos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]