Copenhague - O golfe e o rúgbi voltarão a ser esportes olímpicos nos Jogos do Rio, em 2016. Ontem, durante congresso em Copenhague, na Dinamarca, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu pela inclusão das duas modalidades no programa do evento.
A entrada dos dois esportes já tinha sido aprovada pelo Comitê Executivo do COI, em agosto, quando eles venceram uma disputa com beisebol, softbol, patinação, caratê e squash. Mas faltava a confirmação na Assembleia Geral da entidade, o que aconteceu agora.
Assim, o programa olímpico voltará a ter 28 esportes a partir de 2016, com a entrada do golfe e do rúgbi nos lugares do beisebol e do softbol, que foram afastados em 2005. Eles são os primeiros novatos desde 2000, quando tae kwon do e triatlo estrearam.
Para entrar no programa olímpico, o golfe recebeu 63 votos a favor e 27 contra, além de duas abstenções. O rúgbi, por sua vez, teve uma vitória ainda mais folgada na Assembleia Geral, com 81 votos a favor e 8 contra, além de 1 abstenção.
Os dois esportes já fizeram parte do programa olímpico. O golfe foi disputado nas edições de 1900 e 1904, enquanto o rúgbi teve quatro presenças, entre 1900 e 1924. Curiosamente, a entrada de ambos foi vetada há quatro anos para a Olimpíada de Londres, em 2012.
O presidente do COI, Jacques Rogge, deu boas-vindas aos dois novos esportes olímpicos e esclareceu que eles têm vaga garantida nos Jogos apenas até 2020. Em 2017, a participação de golfe e rúgbi será novamente colocada em votação, para os eventos de 2024 em diante.
Apesar de pouca tradição no Brasil, o rúgbi é um esporte de apelo mundial, com um grande número de participantes. Enquanto isso, o golfe tem apresentado um impressionante crescimento nos últimos anos, apoiado no sucesso do astro norte-americano Tiger Woods.
"Esse é um dos melhores presentes que o golfe brasileiro recebeu em mais de 100 anos de história no país", comemorou Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), prevendo um grande crescimento com a disputa nos Jogos Olímpicos do Rio.
"Esta inclusão nos Jogos Olímpicos representa uma oportunidade sem precedentes para a divulgação no Brasil. Os Jogos serão uma excelente vitrine para o rúgbi brasileiro", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Rúgbi (AGR), Aluísio Dutra.
Enquanto isso, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) revelou já ter previsto no projeto olímpico dos Jogos do Rio as instalações para os dois novos esportes. O rúgbi será no Estádio de São Januário e o golfe acontecerá no Gávea Golfe Clube ou no Itanhangá Golfe Clube.
"O rúgbi é um esporte vibrante, dinâmico e que certamente será uma grande atração dos Jogos. Já o golfe é praticado em belos cenários e exige precisão e concentração dos atletas. Votei pela entrada dos dois esportes", disse o presidente do COB e membro do COI, Carlos Arthur Nuzman, que deve repassar verbas da Lei Agnelo/Piva para as confederações desses dois esportes a partir de janeiro de 2010.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
Deixe sua opinião