Após ver as meninas da seleção lotarem o Maracanã nos Jogos Pan-Americanos e conquistarem a medalha de ouro no Rio de Janeiro, o governo federal promete criar uma liga feminina profissional de futebol no Brasil. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo" desta quinta-feira, a Caixa Econômica Federal será a patrocinadora.
O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior. De acordo com a "Folha", o valor do patrocínio da Caixa não será administrado pela CBF, que não aceitaria receber verbas públicas. Assim, uma empresa privada ou até mesmo o Clube dos 13 (organização dos principais times brasileiros) poderiam ficar como responsáveis pela liga feminina.
Orlando Silva Júnior havia prometido a criação do campeonato depois de a seleção ter ganho o ouro no Pan, já que as melhores atletas têm que sair do país para poderem sobreviver apenas do futebol. Marta, por exemplo, foi eleita a melhor do mundo atuando pelo Umea, da Suécia. Quem fica no Brasil, a maioria das jogadoras, depende de estruturas amadoras de poucos clubes e precisam preencher o tempo jogando futsal também.
Em setembro, a seleção brasileira jogará a Copa do Mundo, na China. A equipe está treinando no Umea, clube de Marta, e fará dois amistosos na Europa. Na próxima quinta-feira, o time comandado por Jorge Barcellos segue para o Japão, onde enfrentará a seleção local. A estréia no Mundial será no dia 12 de setembro, contra a Nova Zelândia.
Deixe sua opinião