Faltando pouco mais de um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto de 2008, o governo chinês pediu ontem a todos os cidadãos que ofereçam uma "imagem civilizada" do país. "Nosso trabalho agora se deve dedicar principalmente a estabelecer uma imagem de país civilizado e divulgar costumes para que os cidadãos sejam bem-vistos nos aspectos social, ambiental e de respeito ao idioma", afirmou Liu Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês).
Liu deu esta declaração durante congresso que convocou todos os círculos da sociedade pequinesa. O dirigente, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh, no poder desde 1949), era prefeito de Pequim quando a cidade foi escolhida sede olímpica. Ele pediu a todos os presentes que "deixem para trás alguns maus costumes, como cuspir e atirar lixo na rua".
Segundo Liu, ainda é preciso promover campanhas para que o povo aja mais conscientemente ao dirigir, caminhar, fazer filas e cumprimentar atitudes positivas que também devem ser feitas dentro dos estádios. "Queremos espectadores empolgados, amistosos e civilizados", disse. Além disso, Liu pediu aos cidadãos uma melhora no nível dos serviços prestados ao público em áreas como comércio, restaurantes, turismo e até entre os taxistas.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião