Primeira fase
As 7 melhores seleções se classificam para a fase final.
Grupo A
- Argentina- Itália- Polônia- República Dominicana
Grupo B
- Cuba- Peru- Rússia- Tailândia
Grupo C
- Alemanha- Brasil- Coreia do Sul- Japão
Amanhã
- Brasil x Japão 2 horas*
Sexta-feira
- Brasil x Alemanha 4h30*
Sábado
- Brasil x Coreia do Sul 4h30*
Grupo D
- Cazaquistão- China- Estados Unidos - Sérvia- * Horário de Brasília
O Brasil é o maior campeão da história do Grand Prix, com oito títulos, mas manter a hegemonia não é o único objetivo da equipe comandada por José Roberto Guimarães. Em Busan, na Coreia do Sul, a seleção feminina de vôlei estreia contra o Japão, na madrugada desta sexta-feira, às 2 horas (de Brasília), já de olho em deixar o time pronto para buscar o bicampeonato olímpico em Londres, no ano que vem.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando as ponteiras Mari e Paula Pequeno sofreram com lesões, as brasileiras jogarão o torneio sem nenhum desfalque. A situação favorável agrada o treinador. "Com o time completo, o Grand Prix será um bom teste. O grupo para a Olimpíada ainda não está fechado".
Zé Roberto também aproveita a competição para dar experiência a algumas atletas. A central Juciely, a ponteira Fernanda Garay e a oposta Tandara jogam pela primeira vez o Grand Prix. "Tudo está sendo novo e surpreendente. É um campeonato longo, superdesgastante e com muitas viagens. Existe uma ansiedade para a estreia, mas esse sentimento é gostoso de controlar", disse Juciely.
Mas o time titular do Brasil ainda deve ser bem parecido com o que faturou a medalha de ouro em Pequim-2008. Mari, Paula Pequeno, Sheilla, Fabiana e a líbero Fabi continuam em alta com o técnico. Dani Lins e Fabíola disputam a posição de levantadora desde que Fofão deixou a seleção. E Thaísa, que era reserva na Olimpíada, hoje é uma das principais jogadoras do grupo.
Além do Japão, Alemanha e Coreia do Sul serão os outros adversários do Brasil no grupo C do torneio.
Ao vivo
Brasil x Japão, às 2 horas, no SporTV.
Deixe sua opinião