O ex-candidato Rafael Greca (PMDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (15) que apoiará Ratinho Junior (PSC) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Curitiba. Greca e Ratinho Junior chegaram juntos à coletiva de imprensa convocada pelo peemedebista para tornar pública a decisão. Os políticos estavam acompanhados dos vereadores eleitos pelo PSC, coordenadores das duas campanhas, além de representantes do PTdoB e PCdoB.
Durante a coletiva, Rafael Greca anunciou o apoio a Ratinho Junior por considerar que o projeto de governo do candidato do PSC é popular e, na visão dele, "mais próximo ao povo" e assinou junto com Ratinho Junior uma carta de compromissos para legitimar a adesão do PMDB de Curitiba à campanha do candidato. "Eu recebi os dois candidatos em minha casa, conversei com os dois e - ao pesar à adesão aos programas que eu propus para Curitiba - o Carlos Massa saiu ganhando. Sua proposta é mais generosa, mais do lado do povo. Percebi nele a adesão de ideias que são minhas", apontou Greca, citando as ideias de restauração de ônibus, restaurantes populares e das fazendas solidárias, além de uma revisão dos radares.
Segundo ele, Ratinho Junior é um jovem que veio do interior do estado que veio para Curitiba para realizar seus sonhos. "Ter um prefeito pé vermelho é bom culturalmente e historicamente para Curitiba, que será uma cidade que representa todo o Paraná". Disse, ainda, que propostas voltadas para as crianças o "empolgam" para Curitiba.
Com o bom humor característico, Greca aproveitou para ressaltar que é vitorioso pela derrota do prefeito Luciano Ducci (PSB), ex-candidato à reeleição. "É uma grande alegria ter derrubado o Luciano Ducci e eu só o derrubei pela força da palavra, porque dinheiro não tinha", comentou.
O peemedebista também criticou alianças feitas pelo candidato Gustavo Fruet e disse que as propostas e os apoios dele são parecidos com os da atual gestão de Ducci.
Ao falar sobre o novo apoio, Ratinho Junior disse que a aliança com Greca é um "momento histórico da campanha" dele. O candidato do PSC se referiu ao peemedebista como um "apaixonado por Curitiba".
O candidato falou que o apoio de Greca é uma maneira de poder contar com "experiência política" e que pretende dar continuidade a algumas propostas apresentadas pelo peemedebista durante o primeiro turno. "É uma responsabilidade para nós e uma demonstração de que o nosso projeto é o melhor para a cidade. Eu preciso de [Greca] como meu conselheiro", afirmou Ratinho Junior, pedindo que Greca participe de sua campanha.
O candidato do PSC também reforçou algumas propostas que pretende implantar, caso eleito, como aumento do número de vagas nas creches e a doação de uniformes aos alunos da rede municipal.
Com o apoio, Ratinho disse que a partir de agora a estratégia é mostrar aos eleitores do peemedebista "que são na grande maioria conservadores, que o plano de governo tem a segurança de gestão que Greca deixou quando foi prefeito".
Greca acompanha diretório municipal
Greca, que ficou durante a semana passada em sua chácara na cidade para decidir quem apoiaria, acompanhou a decisão do diretório municipal do PMDB, que havia anunciado apoio ao concorrente do PSC na última segunda-feira (8). A proposta de aliança do PMDB com Ratinho Junior foi apresentada pelo senador Roberto Requião.
Naquela reunião, o ex-candidato não esteve presente e a vice da chapa, Marinalva Silva, se absteve da votar. Ela afirmou que não queria apoiar nem Ratinho Junior nem Fruet. Greca ressaltou que Requião não impôs a escolha do apoio e que a decisão foi dele.
A aliança com Greca foi alvo de disputa entre Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior. Após o resultado do primeiro turno, os dois concorrentes afirmaram que iriam conversar com o peemedebista. Ele conquistou aproximadamente 100 mil votos na primeira etapa do pleito (10,4% dos votos válidos).
Apoios
A duas semanas do segundo turno, a disputa por apoios ainda movimenta o cenário eleitoral na capital paranaense. Anteriormente, o governador Beto Richa (PSDB) e o atual prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSC) que não avançou ao segundo turno decidiram ficar neutros na disputa.
Fruet recebeu o apoio do ex-governador Jaime Lerner e do diretório de Curitiba do partido Democratas (DEM).
Ratinho Junior tem o apoio do Partido Progressista (PP) e também deverá contar com a ex-candidata a prefeita Alzimara Bacellar.
- Na TV, candidatos enfatizam mudança
- Câmara mais jovem e menos feminina
- Candidatos prometem estudar mudanças no Plano Diretor
- Candidatos a vereador terminam campanha com votação zerada
- Greca deve apoiar a candidatura de Ratinho
- Convenções terão de ser registradas
- TRE diz que houve erro do mesário no caso de eleitora que não conseguiu votar
- Ratinho e Fruet falam de educação e destacam alianças
- Propaganda de rua: confira o que é permitido e o que é proibido
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião