Catarinense
Mandantes vencem na 1.a rodada
A primeira rodada do Catarinense foi marcada pelo predomínio das equipes que jogaram em casa. Na Arena, o Joinville estreou bem, mostrando que é um dos favoritos ao título catarinense. Em casa, a equipe fez três a zero no Criciúma.
Paulinho Dias, Lima e Cris marcaram para o JEC. Outro que aproveitou bem o mando de campo foi o Atlético de Ibirama que bateu o Chapecoense, na Baixada, por 2 x 1. No Estádio do Sesi, em Blumenau, diante de um bom público, o Metropolitano ganhou do Juventus por dois a zero.
Fiel ao seu estilo aguerrido, o Grêmio superou o desentrosamento e, jogando como visitante, venceu o Pelotas, no estádio Boca do Lobo. Quem começou melhor, foi o time da casa. Debaixo de um solforte, o Pelotas criava jogadas pelo lado direito, com perigo. Tanto que chegou ao gol, aos 31 minutos. Thiago aproveitou a sobra e bateu cruzado. Dois minutos depois, o Pelotas aumentou. Pela direita, Thiago Duarte foi lançado, cruzou na saída de Victor e encontrou Sandro Sotilli na cara do gol para ampliar. O Grêmio voltou para o segundo tempo diferente, jogando no 352.O atacante Jonas entrou no lugar de Henrique. Deu certo. De pênalti, ele fez o primeiro gol gremista, aos sete minutos. O Grêmio cresceu. Aos 35, Hugo recebeu de costas, girou e bateu forte. A virada veio três minutos depois. Maylson aproveitou o rebote do chute de Hugo e fez a festa dos gremistas.
O estreante técnico Silas gostou do resultado: "Como era o primeiro jogo, alguns atletas ainda não se conheciam, não tinham jogado juntos, eu diria que tivemos uma resposta muito boa. Não tem como segurar um jogo sem correr riscos, eu corro riscos calculados."
No Beira-Rio, a equipe reserva do Internacional fez 4 x 2 no Ypiranga de Erechim. Leandro Damião, duas vezes, Ytalo e Walter fizeram os gols da vitória. Sharlei descontou.
O resultado deixa o Colorado com três pontos, na liderança do Grupo 2. Como prioriza a preparação para a Libertadores, o Inter vai jogar algumas partidas do Estadual com o time de baixo.