A vontade e o domínio de jogo do Grêmio não foram suficientes para superar o líder São Paulo, que deu ontem mais um passo rumo ao título do Brasileiro ao empatar por 1 a 1, em Porto Alegre. Na primeira "final antecipada" do campeonato, prevaleceu a experiência do time são-paulino, que segue com cômoda vantagem de 7 pontos sobre o segundo colocado 60 a 53 do Inter. Já a equipe gremista tem 52, agora em quarto lugar.
"O mais importante era não deixar o Grêmio encostar", avaliou o goleiro Rogério Ceni, capitão do clube paulista. "O resultado foi satisfatório. O campeonato mostrou que o Internacional, o Santos, o Paraná e o próprio Grêmio são os nossos rivais. A nossa vantagem continua boa, mas temos que manter esse ritmo. E acho que o time esteve de parabéns. Eu, quando fui exigido, também pude dar a minha ajuda", disse ele.
E, com um pouco mais de sorte, o São Paulo poderia ter vencido, já que Souza acertou a trave de Galato duas vezes, ambas no primeiro tempo, após excelentes jogadas individuais. "Nunca vi acontecer isso com ninguém, só com o Palermo", brincou o jogador, em referência ao atacante argentino que perdeu três pênaltis no mesmo jogo, pelo Boca Juniors.
O clima no Estádio Olímpico era de final, mas os visitantes trataram de esfriar o ânimo dos rivais no primeiro minuto de jogo. Aloísio encontrou Danilo bem colocado, o meia dividiu com Sandro Goiano, ficou com a bola e acertou chute certeiro, no canto esquerdo de Galato: 1 a 0 São Paulo.
O revés não esmoreceu os gremistas, que criaram várias chances de gols. Para manter o empate até o intervalo, o São Paulo também contou com duas defesas importantíssimas do goleiro Rogério Ceni em chutes de Hugo, numa cobrança de falta, e Rômulo, à queima-roupa.
Na volta dos vestiários, a pressão do Grêmio deu resultado. Livre na área, Hugo recebeu de Lucas e chutou cruzado vencendo o goleiro Rogério Ceni aos 4 minutos. Depois do empate os donos da casa pressionaram muito até o fim em busca da virada, mas prevaleceu a experiência dos jogadores do São Paulo, que voltam para casa mais próximos da conquista do quarto título brasileiro da história do clube.
Já os gremistas deixaram o campo já falando apenas em assegurar uma vaga na Libertadores e definindo o rival como provável campeão brasileiro. "Dei parabéns aos jogadores, embora quiséssemos mais, mas temos de reconhecer que o São Paulo é um grande adversário", apontou o técnico Mano Menezes. "Faltou detalhe para que saíssemos vitoriosos. Jogamos diante do provável campeão brasileiro. É muito difícil que as outras equipes consigam diminuir uma diferença tão grande, faltando tão poucas rodadas", completou o treinador.
Em Porto Alegre
Grêmio 1 x 1 São Paulo
Grêmio
Galatto; Alessandro, Maidana, Evaldo e Wellington (Aloísio); Sandro Goiano, Lucas, Tcheco (Escalona), Rafinha (Paulo Ramos) e Hugo; Rômulo.Técnico: Mano Menezes.
São Paulo
Rogério Ceni; André Dias, Fabão, Miranda e Júnior (Thiago); Mineiro, Josué, Souza e Danilo; Leandro (Lenílson) e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho.
Estádio: Olímpico. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Gols: Danilo (SP), a 1 do 1.º tempo; Hugo (G), aos 4 do 2.º tempo. Público: 47.648 pagantes. Renda: R$ 714.745,00. Amarelos: Lucas e Rômulo (G); Júnior, Mineiro e Aloísio (SP).
Deixe sua opinião