Um dia os 100% de aproveitamento do Grêmio teriam que chegar ao fim. E aconteceu neste domingo, na nona partida da temporada. Com um time totalmente reserva, o Tricolor empatou por 1 a 1 com o São José, em Cachoeira do Sul. O garoto Aloísio, de 18 anos, fez o gol que manteve a equipe de Mano Menezes invicta em 2007.
Com o empate, o Grêmio subiu para 22 pontos, na liderança folgada do Grupo 2 do Campeonato Gaúcho. E agora todos os pensamentos tricolores retornam para a Libertadores da América. Na terça-feira, o clube gaúcho recebe o Cúcuta Deportivo no Estádio Olímpico.
Muito sol, pouca inspiração
Prejudicados por forte calor em Cachoeira do Sul, os dois times pouco produziram no primeiro tempo. Até ocorreram investidas ofensivas de lado a lado, mas os lances sempre morriam antes da finalização. O Grêmio esteve retraído demais. Com três volantes no meio, sobrou marcação, faltou criatividade. O resultado foi uma leve superioridade dos mandantes, que insistiam em errar no detalhe final. Para o Tricolor, carente de entrosamento, a melhor chance ocorreu aos 39 minutos, com Jucemar, em cobrança de falta que o goleiro Márcio pegou.
A etapa final trouxe mais emoção ao jogo. O São José, disposto a despachar o rival famoso, foi para cima. Aos dez minutos, teve o resultado desejado. Sapucaia recebeu de Manga pela direita e bateu cruzado. Antes de chegar ao gol, a bola encontrou a mão do zagueiro William Thiego. Leonardo Gaciba marcou pênalti. Manga, com muita habilidade, deslocou Galatto e fez 1 a 0.
A desvantagem deixou o Grêmio mais arisco. A necessidade do empate animou o time de Mano Menezes, e o empate surgiu aos 23 minutos. Everton cruzou da esquerda e Aloísio, de cabeça, fez seu primeiro gol como profissional tricolor. Com a metade final do período para buscar a virada, o Grêmio buscou o ataque, mas sem sucesso. No fim, a garotada teve que se contentar com o empate.
SÃO JOSÉ-CS 1 X 1 GRÊMIO
Local: Estádio Joaquim Vidal, em Cachoeira do Sul-RS.Árbitro: Leonardo Gaciba.Auxiliares: José Franco Filho e João Lúcio de Souza Júnior.Cartões amarelos: Sandro (Grêmio), Neuri, Paulinho e Márcio Nunes (São José)Gols: Manga, aos 11, e Aloísio, aos 23 minutos do segundo tempo.
São José - Márcio, Sapucaia, Márcio Nunes, Rudinei e Fabinho (Brida); Odair, Neuri, Paulinho (Silveira), Kiko e Manga (Fellipe); Marcão. Técnico: Teco Tatsch.
Grêmio - Galatto, Jucemar, Pereira, William Thiego e Teco; Nunes, Sandro, Adílson (Itaqui) e William Magrão; Everton e Aloísio. Técnico: Mano Menezes.