O prêmio prometido de incentivo aos jogadores pela diretoria gremista teve resultado: o Grêmio está garantido na pré-Libertadores, em 2007. O tricolor gaúcho venceu por 3 a 1 o Santa Cruz, no Estádio Olímpico sem dificuldade. O Grêmio poderá disputar sua 11ª Libertadores, e quem sabe impedir o rival Internacional de conquistar o bicampeonato continental. Os donos da casa tinham mais volume de jogo na primeira etapa. A pressão dos gaúchos era respondida com marcação forte e conta-ataques rápidos pelo cobra-coral que mostrava no início da partida, que apesar de ser o último colocado do Campeonato Brasileiro, não é time de segunda. Em um deles, aos 14 minutos, Jorge Henrique chutou e Galatto fez grande defesa colocando para escanteio, impedindo que os pernambucanos abrissem o placar.
Os gremistas resolveram avançar a marcação. A tática surtiu efeito e o tricolor gaúcho entrou no melhor no momento na partida, tanto que abriu o marcador aos 30. O lateral-esquerdo Bruno Teles arriscou de longe, a bola ainda foi desviada por Wilson Surubim, enganando o goleiro Anderson. A pressão continuou, e cinco minutos depois, Patrício de cabeça ampliou. Aí ficou fácil. Os gremistas mandavam na partida, enquanto os pernambucanos acuados, tentavam se defender como podiam. Aos 42, Jeovânio fez uma espetacular jogada e deixou Hugo na cara do gol. O atacante gremista não contou conversa e soltou uma tijolada na gaveta fazendo o terceiro do Grêmio.
Na segunda etapa, o técnico do Santa Cruz colocou o atacante Fabrício Ceará no lugar do zagueiro Hugo. A alteração surtiu efeito. O jogador que entrou deixou o dele aos 15 minutos, fazendo o gol de honra para os visitantes. Quatro minutos depois, lance polêmico. O arqueiro Galatto derrubou Nenê na área gremista. O árbitro paranaense Antônio Denival de Morais, mandou o lance seguir. Mas o Santa Cruz parou por aí.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 64 pontos, permanecendo na terceira colocação do Brasileirão. O próximo adversário do tricolor gaúcho é o Flamengo, em Porto Alegre, no dia 26. O rebaixado Santa Cruz, recebe o Fluminense, que luta para permanecer na Série A, no mesmo dia.
GRÊMIO 3 X 1 SANTA CRUZ
Horário: 18h10m (de Brasília)Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)Juiz: Antônio Denival de Morias (PR)Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa - PR), e Aparecido Donizetti Santana (PR)
Gols: Bruno Teles aos 30 minutos, Patrício aos 35 e Hugo aos 42 do primeiro tempo. Aos 15, da segunda etapa Fabrício Ceará.
GRÊMIO - Galatto; Patrício, Evaldo, William e Bruno Teles; Jeovânio, Sandro, Tcheco, Alessandro (Rudinei) e Hugo (Aloísio); Rômulo (Ramon). Técnico: Mano Menezes
SANTA CRUZ - Anderson; Wilson Surubim, Hugo (Fabrício Ceará) e Sidraílson; Osmar, Bruno Lança, Júnior Maranhão, Jairo (Jamesson) e Reginaldo Araújo; Jorge Henrique e Nenê. Técnico: Fito Neves
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast