Grêmio x Flamengo se enfrentam na semifinal da Libertadores 2019. A partida de ida será nesta quarta-feira (2), às 21h30, na Arena do Grêmio. A volta será dia 23 de outubro, no Maracanã.
Se dentro de campo o jogo promete equilíbrio, fora dele o time carioca leva a melhor no duelo financeiro, de acordo com estudo anual publicado pelo Itaú/BBA sobre a saúde financeira dos clubes brasileiros em relação ao exercício de 2018. De forma geral, o Flamengo arrecada mais que o Grêmio, mas também deve mais.
Os cariocas têm maior faturamento com publicidade e patrocínio, bilheteria, sócio-torcedor e direitos de televisão. Os gaúchos, por sua vez, arrecadam mais com venda de atletas. Confira os valores na tabela abaixo.
Hora da colheita x caminho para a estabilidade
Segundo os especialistas do Itaú/BBA, o Flamengo se estabeleceu como uma “potência econômico-financeira do futebol brasileiro”. Após anos de austeridade, recuperação da imagem e trabalho, o clube carioca alcançou “patamar invejável”.
Também fizeram a seguinte ressalva: “Cabe ao Flamengo cuidar para que ânsia em conquistar títulos não coloque em risco o trabalho exemplarmente feito até aqui”.
Já o Grêmio foi elogiado justamente por negociar bem seus jogadores, único item de faturamento em que superou o rival Flamengo. O time gaúcho ainda diminuiu dívidas.
Também fizeram a seguinte ressalva: “É possível que haja necessidade de novas vendas para que o clube efetivamente se consolide como uma força estável e resiliente”.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião