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Lamborghini da GT Brasil: carro não tem adaptações para as pistas | Divulgação
Lamborghini da GT Brasil: carro não tem adaptações para as pistas| Foto: Divulgação

O grid de largada mais valioso do país roncará no Autódromo In­­ter­­nacional de Curitiba (AIC) a partir de hoje. Entre Ferraris, Porsches, Lamborghinis, Maseratis, Vipers e Fords, os cerca de 30 carros do Itai­­pava GT Brasil (categoria que en­­globa a antiga GT3 e a GT4) somam mais de R$ 20 milhões. O valor é praticamente 10 vezes maior que o contabilizado nos carros do Cam­­peonato Mundial de Carros de Tu­­rismo (WTCC), segunda categoria na escala de importância da Fede­­ração Internacional de Automo­­bi­­lismo (FIA), e que esteve na capital paranaense no início de fevereiro.

"Nós dirigimos os carros dos so­­nhos de qualquer um", resume o pilo­­to Allam Khodair, que quando não está no comando de seu Stock Car, guia um Lamborghini LT 560 na GT Brasil. "Quem assiste já fica sa­­tisfeito em ver os carros parados nos boxes. Nem precisa ver correndo", continua o paulista, exemplifi­­cando a gigantesca atração que esse tipo de máquina exerce no público.

Ao todo, seis construtoras e nove modelos distintos de veículos poderão ser observados por quem comparecer ao AIC neste fim de semana. Os treinos começam hoje, e as duas provas serão sábado e domingo.

Além do altíssimo valor de mercado das máquinas, a categoria também chama a atenção pelo desempenho. Os carros da GT Brasil batem qualquer concorrente similar das pistas do país.

"Nossos carros são mais fortes e mais velozes que os outros brasileiros. Não sei quantificar, mas na corrida de São Paulo fo­­mos entre quatro e sete se­­gun­­dos mais velozes que os stock cars. Talvez aqui, por causa da pista, a diferença até au­­mente", explica o organizador do campeonato, Francisco Barros, que exalta a competitividade do campeonato. "No ano passado, cada carro venceu pelo menos uma vez", enfatizou.

"O interessante é que eles são carros mesmo, não bolhas com o motor embaixo, como em outras categorias. São carros que você pode comprar", apontou Barros, antes de se corrigir. "Afinal, sempre existe a loteria", fechou, com bom humor.

Serviço: Os ingressos para a GT Brasil custam R$ 10 (arquibancada) e R$ 50 (paddock). Ama­­nhã, o treino classificatório começa às 8h40 e a prova é às 16 horas; domingo, a corrida será às 13 ho­­ras. Somente hoje, para os treinos, a partir de 11 ho­­ras, a entrada é livre.

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