O grid de largada mais valioso do país roncará no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) a partir de hoje. Entre Ferraris, Porsches, Lamborghinis, Maseratis, Vipers e Fords, os cerca de 30 carros do Itaipava GT Brasil (categoria que engloba a antiga GT3 e a GT4) somam mais de R$ 20 milhões. O valor é praticamente 10 vezes maior que o contabilizado nos carros do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), segunda categoria na escala de importância da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e que esteve na capital paranaense no início de fevereiro.
"Nós dirigimos os carros dos sonhos de qualquer um", resume o piloto Allam Khodair, que quando não está no comando de seu Stock Car, guia um Lamborghini LT 560 na GT Brasil. "Quem assiste já fica satisfeito em ver os carros parados nos boxes. Nem precisa ver correndo", continua o paulista, exemplificando a gigantesca atração que esse tipo de máquina exerce no público.
Ao todo, seis construtoras e nove modelos distintos de veículos poderão ser observados por quem comparecer ao AIC neste fim de semana. Os treinos começam hoje, e as duas provas serão sábado e domingo.
Além do altíssimo valor de mercado das máquinas, a categoria também chama a atenção pelo desempenho. Os carros da GT Brasil batem qualquer concorrente similar das pistas do país.
"Nossos carros são mais fortes e mais velozes que os outros brasileiros. Não sei quantificar, mas na corrida de São Paulo fomos entre quatro e sete segundos mais velozes que os stock cars. Talvez aqui, por causa da pista, a diferença até aumente", explica o organizador do campeonato, Francisco Barros, que exalta a competitividade do campeonato. "No ano passado, cada carro venceu pelo menos uma vez", enfatizou.
"O interessante é que eles são carros mesmo, não bolhas com o motor embaixo, como em outras categorias. São carros que você pode comprar", apontou Barros, antes de se corrigir. "Afinal, sempre existe a loteria", fechou, com bom humor.
Serviço: Os ingressos para a GT Brasil custam R$ 10 (arquibancada) e R$ 50 (paddock). Amanhã, o treino classificatório começa às 8h40 e a prova é às 16 horas; domingo, a corrida será às 13 horas. Somente hoje, para os treinos, a partir de 11 horas, a entrada é livre.
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