O técnico espanhol Josep Guardiola, do Barcelona, foi eleito o técnico do ano de acordo com a Fifa. O prêmio foi anunciado nesta segunda-feira (9) na cerimônia anual da Fifa na cidade suíça de Zurique. O comandante do time catalão teve 41,92% dos votos e superou o escocês Alex Ferguson do Manchester United e o português José Mourinho do Real Madrid.
Guardiola teve aproveitamento invejável no ano, vencendo com o Barcelona o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, todos com o time apresentando o mesmo padrão de futebol de posse de bola e passes insinuantes.
No futebol feminino, Norio Sassaki, do Japão, foi eleito o técnico do ano. Ele levou a seleção feminina do Japão a um surpreendente título na Copa do Mundo na Alemanha.
Daniel Alves entra no time ideal da Associação de Jogadores
O lateral-direito brasileiro do Daniel Alves foi escolhido pela Associação Mundial de Jogadores Profissionais de Futebol (Fifi-Pro) como integrante do time ideal da temporada 2011.
O único representante nacional foi um dos cinco representantes do Barcelona, time que dominou a lista. O Real Madri teve quatro jogadores eleitos e o Manchester United os outros dois.
Confira a o time ideal da temporada 2011:
Iker Casillas (ESP, Real Madri-ESP); Daniel Alves (BRA, Barcelona-ESP), Gerard Piqué (ESP, Barcelona-ESP), Nemanja Vidic (SER, Manchester United-ING); Andrés Iniesta (ESP, Barcelona-ESP), Xabi Alonso (ESP, Real Madrid-ESP), Xavi (ESP, Real Madrid-ESP); Lionel Messi (ARG, Barcelona-ESP), Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid-ESP), Wayne Rooney (ING, Manchester United-ING).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura