O ex-nadador Gustavo Borges está confiante que a seleção brasileira do Pan do Rio terá o melhor desempenho do país na história dos Jogos. Para o atleta brasileiro com o maior número de medalhas pan-americanas (19), a atual equipe, formada por 37 atletas, é a mais forte de todos os tempos.
- Estou com muitas expectativas para o Pan do Rio. Tanto em técnica, quanto em potencial, essa seleção é a melhor que o Brasil já teve. Acredito que vamos ultrapassar com facilidade o recorde de 21 medalhas conquistadas em Santo Domingo.
Para o ex-nadador quatro vezes medalhista olímpico, a grande diferença de sua geração para a atual é a homogeneidade dos atletas.
- Na minha época, a seleção ficava muito baseada nos ótimos resultados de dois atletas, eu e o Xuxa. Agora, a gente vê que são muito mais nadadores de alto nível e todos razoavelmente equilibrados.
Apesar do grande destaque conquistado por Thiago Pereira nos últimos tempos, principalmente depois de sua classificação para sete provas do Pan, Gustavo acredita que César Cielo é o principal nome da natação brasileira na atualidade.
- Atualmente, três nomes são referências na natação brasileira: César Cielo, Thiago Pereira e Kaio Márcio. Mas, em termos técnicos, diria que César é o melhor. Acredito que ele seja o brasileiro com mais chances de ouro, inclusive em Olimpíadas.
Segundo Gustavo, a versatilidade e a capacidade de recuperação são os fatores que fazem de Thiago Pereira o nome de mais destaque da natação brasileira.
- O fato de participar de sete provas vai fazer do Thiago o nome mais falado da natação do Brasil no Pan. E eu acredito que ele tem grandes chances de conquistar pódios em todas as modalidades.
Equipe feminina
No feminino, Gustavo aponta Flávia Delaroli como o principal nome.
- A equipe feminina é bem mais nivelada. Destacaria Flávia Delaroli Rebeca Gusmão, Manuella Lyrio, Fabíola Molina e Monique Fereira. Mas, se fosse para dizer um nome, apontaria a Delaroli. Treinei bastante tempo com ela, e sou até meio suspeito para falar. Mas não tem como negar que ainda existe muita diferença da nossa equipe masculina para a feminina.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas