Intervalo de jogo na Market Square Arena, em Indianápolis. Invicta em toda a sua história jogando em casa, a seleção dos Estados Unidos tinha 14 pontos de vantagem na grande final dos Jogos Pan-Americanos de 1987. Na arquibancada, mais de 16 mil tocedores davam o ouro como certo. Só não contavam que, nos 20 minutos seguintes, o Brasil faria história. Comandada por Oscar e Marcel, a equipe verde-amarela conseguia, há exatos 20 anos, um feito inédito: bater os EUA na casa deles, com uma virada espetacular.
O dia 23 de agosto de 1987 ficou marcado com um dos momentos de maior superação do basquete brasileiro. Com um segundo tempo perfeito, de defesa forte e chutes certeiros da linha de três, a seleção venceu por 120 a 115, com 46 pontos de Oscar e 31 de Marcel.
O Mão Santa anotou 35 pontos só no segundo tempo e eternizou a vitória com uma imagem que emocionou o país: o choro incontido no chão da quadra, ao fim da partida.
- Quando você vê as imagens do fim do jogo, a gente não sabia nem como festejar. Nós não acreditávamos que ganharíamos aquele jogo, aliás, ninguém na época acreditava - afirmou Oscar ao GloboEsporte.com.
O time americano, formado por universitários, tinha jogadores que brilhariam na NBA, como David Robinson, Danny Manning e Rex Chapman. A pontaria, no entanto, estava descalibrada. Eles só acertaram dois dos 11 arremessos de três pontos tentados. O Brasil fez 10 cestas de longa distância.
Ninguém conseguiu parar o Mão Santa
O técnico Denny Crum revezou três jogadores para marcar Oscar: Rick Berry, Willie Anderson e Fennis Dembo. Nenhum deles teve sucesso na missão. No segundo tempo, a seleção dos EUA cansou e não resistiu à forte defesa imposta pelos brasileiros.
Quando faltavam seis minutos para o fim, coube a Marcel colocar o Brasil em vantagem no placar de uma vez por todas. Com um tiro de três, ele abriu 98 a 96, e os americanos não conseguiram mais reagir. Dali em diante, a vantagem só aumentou até a sirene final.
Os 16.408 torcedores que lotaram a Market Square Arena foram embora decepcionados. O ginásio, mais tarde, seria demolido para dar lugar ao moderno Conseco Fieldhouse. Caiu também a certeza de que dava para vencer todo mundo usando apenas universitários.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião