Há exatos 40 anos o Flamengo foi apresentado ao seu maior ídolo. No dia 28 de setembro de 1967, o menino Arthur Antunes Coimbra, então com 14 anos, treinou pela primeira vez no estádio da Gávea, pela escolinha. O apelido do garoto e o final dessa história todo rubro-negro conhece: Zico, tetracampeão brasileiro, campeão da Libertadores e do mundo. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o Galinho reconhece que não lembrava a data exata de sua chegada às divisões de base.
- Eu lembro de 27 de setembro, que é dia de São Cosme e Damião diz, por telefone, rindo.
A história de Zico no Flamengo começou poucos dias antes. Levado pelo jornalista Celso Garcia, seu vizinho no bairro de Quintino, o Galinho chegou à Gávea primeiro em um treino do juvenil, com meninos de até 17 anos. Por insistência de Celso, os treinadores deixaram Zico bater bola por alguns minutos com os mais velhos.
- Desse dia eu lembro, foi a primeira vez que fui à Gávea com o Celso. Ele me levou no dia errado, sem querer. Eu já era franzino pra treinar com os da minha idade, imagina com os mais velhos? Voltei na quinta-feira (dia 28) na categoria certa, com o técnico Zé Nogueira afirma.
Celso Garcia também não tira aquele 28 de setembro da memória. Rubro-negro fanático, o jornalista viu Zico jogando futsal em um torneio e após o jogo foi à casa do Galinho pedir autorização para levá-lo ao Flamengo. No clube, usou sua influência para convencer o treinador Modesto Bria a observar o menino. Porém, poucos o levaram a sério quando chegou com Zico na Gávea para treinar na escolinha.
- Quando o Bria viu o Zico perguntou: "É esse? Desse tamanho?" Pedi para ele jogar um pouquinho, só para não voltar para casa sem suar. O Zico estava de short verde e camisa vermelha, eu lembro disso. No meio do treino, o Bria o chamou para entrar. Eu estava na arquibancada e vi que as pessoas debocharam do tamanho dele, alguns falavam "coitado, é muito pequeno". Na primeira jogada, o Zico colocou a bola embaixo da perna de um zagueiro alto, chamado Cidade. Todo mundo aplaudiu. O Zico continuou driblando o treino todo conta Celso.
No dia 1º de outubro, o Galinho estreou pelo Flamengo. A equipe da escolinha venceu o Everest por 4 a 3, e Zico marcou duas vezes. Era o começo de tudo.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião