Após ver Fernando Alonso dominar todo o treino classificatório, Lewis Hamilton conseguiu uma volta voadora no último minuto e levou sua primeira pole position da carreira no GP do Canadá. O inglês marcou o tempo de 1m15s707, 0s456 à frente de seu companheiro de equipe. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, surpreendeu com a terceira posição, à frente dos carros da Ferrari. O finlandês Kimi Raikkonen foi o quarto e Felipe Massa, o quinto colocado.
Os carros da equipe italiana não ameaçaram o domínio da McLaren no treino classificatório. Hamilton e Alonso sempre estiveram, pelo menos, quatro décimos à frente da Ferrari. Felipe Massa, por sua vez, não se entendeu com a pista canadense e foi superado por seu companheiro de equipe e também por Nick Heidfeld, da BMW Sauber.
Mark Webber, da RBR, ficou com um ótimo sexto lugar no treino, à frente da segunda BMW Sauber, do polonês Robert Kubica, o oitavo. Nico Rosberg, da Williams, também comemorou muito a sétima colocação. Giancarlo Fisichella, da Renault, conseguiu um decepcionante nono lugar, enquanto Jarno Trulli, da Toyota, fechou o grupo dos dez melhores pilotos do treino classificatório.
Honda é eliminada na segunda parte
O finlandês Heikki Kovalainen movimentou a primeira parte do treino classificatório. Ele não se adaptou ao circuito Gilles Villeneuve e teve problemas em todas as sessões. Desta vez, ele exagerou na entrada da curva cinco e bateu no muro de traseira. Ele ainda voltou à pista, conseguiu o 19º tempo, mas vai largar em último, por causa de uma troca de motor após o último treino livre.
Além de Kovalainen, o pressionado Ralf Schumacher também caiu fora no primeiro corte. O alemão da Toyota está ameaçado de demissão e não conseguiu bom desempenho em nenhuma das sessões no Canadá. Ele vai largar na 18ª posição do grid de largada na corrida deste domingo, em Montreal.
A Honda, que teve bom desempenho em todos os treinos livres, não conseguiu entrar na superpole. Rubens Barrichello e Jenson Button tiveram problemas com o tráfego no fim da classificação e não conseguiram melhorar seus tempos. O brasileiro vai largar na 13ª posição, enquanto seu companheiro de equipe sai na 15ª posição.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp