A temporada 2009 da Fórmula 1 continua imprevisível. Quando parecia que o atual campeão da categoria passaria o ano em branco, ele deixa de ser coadjuvante para reaparecer como protagonista. Já fez isso vencendo o GP da Hungria. Agora, volta a mostrar força no GP da Europa. Pelo menos na primeira etapa da prova, o treino que define o grid de largada, o inglês Lewis Hamilton voltou a ser o melhor. Com 1min39s498, ele liderou a dobradinha da McLaren em Valencia, na Espanha.
Heikki Kovalainen larga na segunda posição depois de quase roubar a posição do companheiro na última volta. Um erro na última parte do circuito acabou com as chances de "traição". Bom para Hamilton, que não acelerava na primeira posição do grid desde o GP do Japão do ano passado.
O treino de ontem mostrou ainda que a decisão da Brawn GP de voltar a usar o mesmo carro do início do ano, quando reinava soberana, vai incomodar os adversários. O brasileiro Rubens Barrichello conseguiu a terceira posição e o inglês Jenson Button, seu companheiro e atual líder do Mundial de Pilotos, fechou a classificação em quinto lugar. Entre eles, a Red Bull de Sebastian Vettel, que vem colocando fogo na briga pelo título desta temporada. É o terceiro, com 47 pontos. Button tem 70 e Mark Webber já somou 51,5.
Se Hamilton surpreendeu positivamente, outros dois pilotos viveram situação oposta. O espanhol Fernando Alonso dominou os treinos livres e, em casa, frustrou os fãs ao apresentar um rendimento muito abaixo do esperado, sofrendo para alcançar o Q3, etapa decisiva do treino classificatório. Acabou com o 8.º tempo.
Mas quem fracassou retumbantemente foi mesmo o "estreante" Luca Badoer. Substituto de Felipe Massa na Ferrari, o veterano de 38 anos e que está na categoria há uma década, mas não disputa uma prova desde 2000, não se adaptou ao carro. Depois de virar piada por ser multado por excesso de velocidade no pit lane, o italiano, piloto de testes da escuderia vermelha, aumentou o vexame ao ficar com a pior posição do grid.
Ao vivo
GP da Europa de F-1, às 9 horas, na RPC TV