Pit stop
A chaveA chuva foi fundamental no resultado. Com a pista molhada, Hamilton teve problemas nos pneus, perdendo rendimento. Cedeu a liderança da corrida para Kimi Raikkonen antes de errar na ida para os boxes.
O ásO quarto lugar valeu como vitória para o alemão Sebastian Vettel e a modesta equipe Toro Rosso.
O barbeiroLewis Hamilton fez valer mais o rótulo de estreante do que a de candidato ao título. Ao entrar nos boxes na 31.ª volta, se atrapalhou e foi parar na brita.
Xangai, China A garrafinha com o nome de Lewis Hamilton estava lá, esquecida em um canto do escritório da McLaren em Xangai. As de champanhe permaneciam na geladeira. Uma funcionária recolhia, apressadamente, as taças sobre o balcão.Mas o piloto inglês já não estava mais lá para ver isso. Pela primeira vez no ano, não completou uma corrida. Pela primeira vez no ano, um erro lhe custou a prova. Decepcionado, nem esperou que ela terminasse para deixar o autódromo.
E a decepção era tanta que ele não quis ficar para ver a vitória de Kimi Raikkonen. Muito menos o segundo lugar de seu companheiro de time, Fernando Alonso Felipe Massa completou o pódio na China.
Com o resultado, a decisão do Mundial foi adiada para o GP Brasil, em duas semanas. E, pela primeira vez desde 1986, três pilotos chegam à última etapa do campeonato com possibilidades de ficar com o título.
Apesar do abandono, Hamilton ainda lidera a classificação, quatro pontos à frente de Alonso. Raikkonen vem em terceiro, sete pontos atrás do líder.
Para ser o primeiro estreante e o mais jovem campeão da F-1, Hamilton basta chegar à frente de Alonso e Raikkonen.
Ao bicampeão, uma vitória não basta. Alonso tem de ganhar e torcer para que Hamilton chegue, no máximo, em terceiro. Raikkonen tem de vencer e torcer para que o inglês não faça mais de três pontos.
"Ainda falta uma corrida, ainda posso conseguir", lamentou o estreante. "Agora vou me focar em atacar no Brasil, onde vou fazer o possível para me redimir", completou.
Apesar da tristeza, Hamilton mostrou uma ponta de alívio em suas declarações. "Não cometi um erro durante toda a temporada, mas, agora, pronto, já passei por isso."
O erro a que ele se refere aconteceu na 31.ª volta. Mas seu sofrimento começou quatro giros antes. Com os pneus intermediários de seu McLaren gastos, Hamilton, líder da corrida até então, mal conseguia se segurar na pista, que secava volta após volta. Depois de duas voltas de um duelo intenso com Raikkonen, cedeu a ultrapassagem ao piloto da Ferrari.
Após mais dois giros, resolveu entrar nos boxes. Freou logo na entrada, derrapou e foi parar dentro da caixa de brita.
Desesperado, pediu ajuda dos fiscais para sair de lá. Não conseguiu. Por mais de um minuto ficou em seu McLaren, tentando voltar. Deixou o carro e as esperanças de sair da China com o título do Mundial.
"Tudo teria dado certo se eu não tivesse errado na entrada dos pits", disse. "Você não aprende na vida sem cometer erros."
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião