Eleito o craque do Brasileirão 2008, Hernanes já desperta interesse por todo o mundo, tanto que o jornal inglês "The Times" elaborou uma lista com as 50 maiores promessas do futebol e colocou o volante do São Paulo na primeira colocação. Outros cinco brasileiros também foram citados: Douglas Costa (Grêmio) em quinto lugar, Fábio da Silva (Manchester United) em nono, Carlos Eduardo (Hoffenheim) em 11º, Thiago Silva (Milan) em 20º e Miranda (São Paulo) na 39ª colocação.
Hernanes, de 23 anos, é descrito pelos ingleses como um jogador brasileiro muito talentoso, um criador de jogadas ofensivas comparável a Kaká. O jornal até faz uma pergunta ainda sem resposta: "Quanto tempo antes dele vir para a Europa?" Parece cada vez mais difícil a missão do São Paulo de segurar o atleta no Morumbi...
A revelação do Grêmio no ano passado também está no top-5 da lista do "The Times". A habilidade de Douglas Costa chamou a atenção no Velho Continente, e ele acabou sendo comparado a Ronaldinho Gaúcho e Anderson, ex-tricolores que fazem sucesso por lá. A publicação lembra que Manchester United e Real Madrid já se interessaram pelo atleta. Completanto as cinco maiores promessas estão o francês Benzema, do Lyon, o espanhol David Silva, do Valencia, e o colombiano Falcao García, do River Plate.
O lateral-esquerdo Fábio da Silva, cria de Xerém, que se transferiu para o Manchester United antes mesmo de fazer uma partida pela equipe profissional do Fluminense, está em nono lugar na lista. O jornal lembra que o seu irmão gêmeo Rafael já teve oportunidade de aparecer pelo lado direito, mas a concorrência com Evra pela esquerda, titular absoluto, torna a missão de Fábio mais difícil.
Outro jogador que deixou o Brasil muito jovem está em 11º lugar. Carlos Eduardo surgiu no Grêmio no início de 2007, aos 19 anos, e oito meses depois foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha. O meia ajudou o clube a subir para a Primeira Divisão e vem sendo uma peça fundamental para o líder e time-sensação do Campeonato Alemão.
Um atleta que promete chamar ainda mais a atenção dos europeus a partir de agora é o zagueiro Thiago Silva, que deixou o Fluminense rumo ao Milan neste início de ano. O "The Times" lembra que o defensor já teve uma passagem frustrada pelo continente em sua carreira, mas reconstruiu sua carreira no Brasil antes de retornar. Em 2004, o "Monstro" foi jogar no Porto, mas lesões e problemas respiratórios impediram que ele se firmasse. Antes de vir para as Laranjeiras, ele ainda passou pelo Dínamo de Moscou também sem sucesso.
Para fechar os brasucas, o zagueiro Miranda é mais uma jogador do São Paulo lembrado pela publicação. Em 39º lugar, o tricolor, que teve uma passagem pelo Sochaux, da França, já interessou a times grandes da Itália como Milan e Fiorentina.
Entre os indicados, o único país com mais promessas que o Brasil é naturalmente a Inglaterra, que tem 13 jogadores. A maior esperança britânica é o meia Jack Wilshere, do Arsenal, que, com apenas 16 anos, vestiu a camisa da tradicional equipe londrina no fim de 2008. A França tem cinco nomes, a Argentina quatro e a Itália dois. Outros 19 atletas de diferentes nacionalidades também integram a lista, entre eles representantes de países de pouca expressão no cenário do futebol como Moldávia, País de Gales, Qatar e Emirados Árabes.
CONFIRA A LISTA COMPLETA:
1. Hernanes (Brasil/São Paulo)2. Karim Benzema (França/Lyon)3. David Silva (Espanha/Valencia)4. Radamel Falcao Garcia (Colômbia/River Plate)5. Douglas Costa (Brasil/Gremio)6. Jack Wilshere (Inglaterra/Arsenal)7. John Fleck (Escócia/Rangers)8. Jozy Altidore (EUA/Villarreal)9. Fábio Da Silva (Brasil/Manchester United)10. Claudio Marchisio (Itália/Juventus)11. Carlos Eduardo (Brasil/Hoffenheim)12. Marek Hamsik (Eslováquia/Napoli)13. Steve Mandanda (França/Marseille)14. Ezequiel Lavezzi (Argentina/Napoli)15. Sofiane Feghouli (França/Grenoble)16. Diego Buonanotte (Argentina/River Plate)17. Adam Johnson (Inglaterra/Middlesbrough)18. Angel Di Maria (Argentina/Benfica)19. Mario Balotelli (Itália/Internazionalle)20. Thiago Silva (Brasil/Milan)21. Nathan Delfouneso (Inglaterra/Aston Villa)22. Kieran Westwood (Irlanda/Coventry City)23. Guillaume Hoarau (França/Paris Saint-Germain)24. Piet Velthuizen (Holanda/Vitesse)25. Andre-Pierre Gignac (França/Toulouse)26. Mark Noble (Inglaterra/West Ham)27. Mounir El Hamdaoui (Marrocos/AZ Alkmaar)28. Fabian Delph (Inglaterra/Leeds United)29. Jack Collison (País de Gales/West Ham)30. Masal Bugduv (Moldávia/Olimpia Balti)31. Jose Baxter (Inglaterra/Everton)32. Robert Lewandowski (Polônia/Lech Poznan)33. Dan Gosling (Inglaterra/Everton)34. Sebastian Giovinco (Itália/Juventus)35. Sergio Romero (Argentina/AZ Alkmaar)36. Kyle Naughton (Inglaterra/Sheffield United)37. Mesut Ozil (Alemanha/Werder Bremen)38. Mark Beevers (Inglaterra/Sheffield Wednesday)39. Miranda (Brasil/São Paulo)40. Lee Chung-yong (Coreia do Sul/FC Seoul)41. Daniel Opare (Gana/Real Madrid)42. Victor Moses (Inglaterra/Crystal Palace)43. Patrik Ingelsten (Suécia/Heerenveen)44. David McGoldrick (Inglaterra/Southampton)45. Rabiu Ibrahim (Nigéria/Sporting)46. Sam Baldock (Inglaterra/MK Dons)47. Khalfan Ibrahim (Qatar/Al Sadd)48. Shannon Cole (Austrália/Sydney FC)49. Will Buckley (Inglaterra/Rochdale)50. Ahmad Khalil (Emirados Árabes/Al Ahly)
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião