O Holanda 1 assumiu a liderança da primeira etapa da Regata Volta ao Mundo, entre Vigo, na Espanha, e Cidade do Cabo, na África do Sul. Mantendo uma velocidade média um pouco superior à do Brasil 1 por seis horas, os holandeses abriram, sobre o barco comandado por Torben Grael, uma vantagem de 20 milhas náuticas (cerca de 36 km), na conferência feita às 8 horas desta quinta-feira (horário de Brasília).
O Brasil 1 ficou dois dias na primeira colocação e chegou a abrir mais de 100 km de vantagem sobre o Suécia 1, então segundo colocado. O Holanda 1, que na manhã de terça-feira estava em terceiro lugar, conseguiu uma bo arrancada nas últimas 24 horas.
Posicionada mais a Oeste em relação ao primeiro barco brasileiro a disputar a maior regata de volta ao mundo, a tripulação do Holanda 1, comandada pelo neozelandês Mike Sanderson, está encontrando condições melhores em sua rota para Fernando de Noronha, na costa brasileira, primeiro posto de pontuação da competição.
A terceira posição está com o barco da Suécia, a 29 milhas náuticas dos líderes, com o Holanda 2 logo atrás, a apenas duas milhas náuticas. A embarcação da Austrália, que ficou parada por um dia na Ilha da Madeira, está mais afastada, 618 milhas náuticas atrás. Os outros dois veleiros participantes estão parados em Portugal: o da Espanha está em Portimão e o dos EUA, em Cascais.
A Regata Volta ao Mundo deve durar oito meses e os competidores navegarão por 31.250 milhas náuticas (mais de 57 mil quilômetros). A competição passa pela Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Wellington (Nova Zelândia), Rio de Janeiro (Brasil), Baltimore, Annapolis e Nova York (Estados Unidos), Portsmouth (Inglaterra), Roterdã (Holanda), com chegada prevista para 17 de junho em Gotemburgo (Suécia).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião