O Holanda 1 assumiu a liderança da primeira etapa da Regata Volta ao Mundo, entre Vigo, na Espanha, e Cidade do Cabo, na África do Sul. Mantendo uma velocidade média um pouco superior à do Brasil 1 por seis horas, os holandeses abriram, sobre o barco comandado por Torben Grael, uma vantagem de 20 milhas náuticas (cerca de 36 km), na conferência feita às 8 horas desta quinta-feira (horário de Brasília).
O Brasil 1 ficou dois dias na primeira colocação e chegou a abrir mais de 100 km de vantagem sobre o Suécia 1, então segundo colocado. O Holanda 1, que na manhã de terça-feira estava em terceiro lugar, conseguiu uma bo arrancada nas últimas 24 horas.
Posicionada mais a Oeste em relação ao primeiro barco brasileiro a disputar a maior regata de volta ao mundo, a tripulação do Holanda 1, comandada pelo neozelandês Mike Sanderson, está encontrando condições melhores em sua rota para Fernando de Noronha, na costa brasileira, primeiro posto de pontuação da competição.
A terceira posição está com o barco da Suécia, a 29 milhas náuticas dos líderes, com o Holanda 2 logo atrás, a apenas duas milhas náuticas. A embarcação da Austrália, que ficou parada por um dia na Ilha da Madeira, está mais afastada, 618 milhas náuticas atrás. Os outros dois veleiros participantes estão parados em Portugal: o da Espanha está em Portimão e o dos EUA, em Cascais.
A Regata Volta ao Mundo deve durar oito meses e os competidores navegarão por 31.250 milhas náuticas (mais de 57 mil quilômetros). A competição passa pela Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Wellington (Nova Zelândia), Rio de Janeiro (Brasil), Baltimore, Annapolis e Nova York (Estados Unidos), Portsmouth (Inglaterra), Roterdã (Holanda), com chegada prevista para 17 de junho em Gotemburgo (Suécia).